09/04/2024 - 6:50
Poucos dias depois de anunciar o Just Walk Out (apenas saia), modelo em que um sistema de Inteligência Artificial identificaria compras em carrinhos de lojas físicas e permitiria o pagamento automático sem ir ao caixa, a Amazon se vê agora envolta em dúvidas. Após notícias de que as compras dependem de monitoramento em vídeo de trabalhadores indianos, a empresa diz que essa informação é “imprecisa” e cita “uma pequena minoria de visitas de compras” que não podem ser monitoradas por tecnologia – mas não precisa essa quantidade.
A informação de que as compras do modelo Just Walk Out são acompanhadas por 1 mil pessoas da Índia foi publicada por diversos sites e jornais citando o portal The Information. Questionada pela IstoÉ Dinheiro, a Amazon disse em nota que a principal função dos “associados de dados” está relacionada ao Machine Learning (ML) – ou seja, auxiliar no “aprendizado da máquina” -, o que significa “analisar imagens de vídeo, aprimorando continuamente o modelo de ML subjacente que alimenta a tecnologia Just Walk Out”.
+Prejuízo, perda de valor, menos usuários: os números do Twitter após a compra por Musk
Mas os trabalhadores também estão lá para acompanhar compras que a “tecnologia de visão por computador não pode determinar com total confiança”, reconhece a empresa, sem quantificar qual o percentual das operações que têm essa necessidade.
“A tecnologia Just Walk Out vem se expandindo ao longo do tempo, reduzindo o número de revisões humanas ano após ano”, diz a Amazon. Segundo o site Usa Today, a Amazon irá descontinuar o uso da tecnologia em suas lojas maiores.
Como funciona o Just Walk Out
Nesse modelo de compra, o cliente entra em uma loja da Amazon Fresh se identificando com seu cartão de crédito ou carteira móvel no portão de entrada. Em seguida, a ideia é que a tecnologia irá detectar o que as pessoas retiram ou devolvem às prateleiras e criar uma sessão de compras virtual. “Quando o cliente conclui a experiência de compra, ele pode simplesmente sair da loja sem esperar na fila. O método de pagamento é feito pelos itens retirados”, explica a empresa.
A Amazon diz que “a tecnologia Just Walk Out é possível graças à inteligência artificial, como visão computacional e técnicas de aprendizagem profunda, incluindo a IA generativa”.
A despeito das polêmicas sobre o monitoramento de indianos ao Just Walk Out, a empresa agora prepara também a expansão de outro serviço, o Amazon Dash Cart, em que os produtos serão identificados e escaneados no próprio carrinho de compras.
“Quando os compradores estiverem prontos para fazer o check-out, eles simplesmente sairão da loja pela pista do Dash Cart e o pagamento será processado usando o cartão de crédito associado à sua conta da Amazon”, diz a empresa.
A IstoÉ questionou se, com a adesão das lojas ao Dash Carts, os indianos que monitoram o Just Walk Out serão demitidos, mas a Amazon não respondeu.