Na hora da entrevista de emprego, todo cuidado é pouco, já que a cobrança para uma apresentação impecável pode desestabilizar os candidatos. Portanto, vale relembrar algumas dicas para sair na frente quando se trata da primeira impressão e garantir que a comunicação não tenha atravessamentos, desde frases sem sentido, gagueira nervosa e até um mau hálito.

É comum durante uma entrevista o candidato se sentir ansioso e apreensivo, mas busque encarar o momento com leveza, pensa que esse é um bate-papo onde você deve expor suas habilidades e conhecimentos, ou seja, falar daquilo que você domina. Além disso, usar técnicas de respiração pausa também ajuda a diminuir a adrenalina e adequar o ritmo da fala”, explica Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

+ Carreira: 9 áreas em que mulheres são maioria em relação a homens

Organize suas ideias de forma coerente

“Tome cuidado para não atropelar o pensamento e acabar confundindo o recrutador ao comentar sobre alguma experiência ou responder aos questionamentos. Pense com calma antes de falar e organize as ideias para se fazer compreendido, fale pausadamente e passe pelos pontos mais importantes cada um por vez. Outra estratégia é não tentar usar um vocabulário que não faz parte do seu dia a dia, pois isso pode tornar a comunicação mais complicada”, explica Ana Paula. 

‘Organize’ o tom de voz

Quando o candidato está em uma discussão e tem convicção do que fala, como é seu tom de voz e sua postura? “Provavelmente é um tom de voz alto, convincente, com as mãos gesticulando em apoio ao seu tema, o peito aberto, a cabeça erguida. O mesmo deve acontecer na entrevista. Gesticule, fale com um tom de voz adequado, coloque as palavras com a certeza de que é a pessoa indicada para a vaga”, orienta a especialista.

Evite se estender desnecessariamente nos tópicos

“Seja claro e objetivo em suas respostas, isso é, não precisa responder com uma única palavra, mas seja breve. Evite misturar muitos assuntos, tente ser específico em suas respostas e passe as informações de forma clara”, acrescenta a CEO do Infojobs.

Cuide da sua imagem

Sabemos que suas habilidades e a sua formação são muito importantes, mas a primeira impressão pode fazer muito por você. Ter uma aparência elegante e vestir-se de maneira adequada fará com que você pareça mais profissional.

Seja honesto durante o processo

Segundo Gislaine Trindade – Diretora de RH da Lupin/MedQuímica, falar de habilidades e competências que não tem durante a entrevista é uma das piores falhas. Falar do que fez – e também do que não fez, caso perguntado – é o melhor caminho.

Mantenha a rotina

“Não comece uma nova atividade no dia da entrevista. Marcar exercícios novos, cursos, etc., pode atrapalhar, já que o candidato não sabe como vai reagir no processo seletivo”, orienta Gislaine. Por isso, vale evitar essas mudanças para ver como o corpo reage.