09/09/2016 - 0:00
O Uber acabou de sair da China. Por que Uber, Facebook, Google e outros titãs do mundo da tecnologia têm problemas para competir com as empresas de internet chinesas?
A maioria das empresas americanas subestima o tamanho, os recursos, e as habilidades das empresas de tecnologia chinesas. As americanas também não entendem o que os consumidores chineses querem e o que esperam da tecnologia. Os consumidores chineses são os mais conectados do mundo. E as empresas chinesas entenderam o que isso significa para os consumidores, criando ecossistemas muito fortes.
Pode-se afirmar que existe uma muralha digital na China?
Há muitos formas nas quais as companhias chinesas estão em vantagem. Algumas são por conta da legislação e outras são fundamentalmente por entender os consumidores chineses. Não acredito que há um muralha digital na China, mas evidentemente não há uma igualdade de condições entre as empresas chinesas e as internacionais.
Quais são as vantagens das empresas de internet chinesas em seu próprio país?
Elas contam com um melhor entendimento de seus consumidores. Não se pode ainda subestimar a barreira da língua. Elas também combinam seu ecossistema para dar mais funcionalidades aos consumidores. Por seu lado, isso garante mais oportunidades para monetizar suas operações.
Qual é o papel do Estado no sucesso das empresas de internet chinesas?
As principais empresas de Internet na China são privadas e listadas em bolsa. Algumas delas estão na Nasdaq, como o caso do Baidu, ou na Bolsa de Nova York, como o Alibaba. Mas elas precisam trabalhar no contexto da legislação chinesa, que é definida e mudada pelo governo.
Quais são as maiores empresas de internet da China?
Elas são conhecidas como BAT – Baidu, Alibaba e Tencent. A Tencent é a marca mais valiosa da China, segundo o ranking BrandZ Top 100.
Por outro lado, pode-se afirmar que as empresas têm dificuldade em globalizar suas marcas?
Da mesma forma que elas têm vantagens na China, fora de seu país, elas estão em desvantagens. Elas terão de trabalhar duro para criar verdadeiras marcas globais. Há uma série de razões. Relevância e consciência são dois desafios fundamentais.