12/05/2014 - 0:00
A busca da prosperidade é em primeiro lugar uma experiência de autodescoberta que nos faz percorrer os recônditos da alma em busca de respostas e soluções. No post anterior, abordei alguns aspectos que levam o indivíduo ao fracasso. Neste texto, quero discorrer sobre um dos pontos que impedem muitas pessoas de seguirem avante rumo ao sucesso, o medo. Mas não é o medo de aceitar desafios ou de pular de cabeça em novos projetos. Mas o medo que me refiro é o simples medo de se tornar próspero, rico, bem-sucedido.
Parece incrível mas acontece com muito mais frequência do que imaginamos. Às vezes, algumas pessoas sem perceber acabam se sabotando e dando um ultimato para si mesmos: de que serão sempre pobres. Alimentam pensamentos negativos na mente de que enfrentarão sérios problemas por serem ricas, terão problemas com segurança, terão de lidar frequentemente com amigos e parentes interessados em obter dinheiro emprestado. Ao perpetuarem, inconscientemente, tais pensamentos, essas pessoas acabam condicionando sua vida dentro de uma realidade de constante insucesso. Alguns buscam justificativas infundadas para essa condição, culpando os pais, o governo, e, algumas vezes, jogando até em Deus a culpa por sua condição de carência.
Ora, se a pobreza traz diversos consequências indesejáveis como a fome, desnutrição, analfabetismo, enfim, tantos outras mazelas que a falta de recursos implica, tenho certeza, que nem Deus se alegra com a miséria. Então, é uma grande falácia acreditar que a pobreza pode ser um legado ou uma condição de origem divina.
Não se engane, todo o indivíduo imbuído de um profundo desejo de alcançar o sucesso, invariavelmente o alcançará. Basta ele buscar conhecimento e coragem de aceitar novos desafios para alcançar seus objetivos. Não é uma tarefa fácil, obviamente, mas isso não é desculpa para deixar de tentar. Não tenha piedade de si mesmo, não tenha vergonha de querer o melhor pra você e sua família, jamais, se limite ao mínimo esforço exigido. Sempre vá além e busque o melhor porque, quando vencemos a inércia, invariavelmente, movimentamos o mundo. Enfim, não tema o sucesso. Abrace-o.