05/12/2012 - 21:00
Campanha
Imagine dar o sinal de farol alto e o seu carro emitir o som de batidas musicais. Ou abrir e fechar o quebra-sol e saírem ruídos eletrônicos por grandes caixas de som. A agência F/Nazca Saatchi & Saatchi criou uma ação tecnologicamente avançada para a Honda, ao transformar o modelo Honda Fit Twist em uma mesa de som gigante, batizada de Drivemixer. Foram necessários 15 dias e mais de 70 profissionais, incluindo técnicos de som, de eletrônica e de produção, para fazer a engenhoca funcionar. A campanha terá continuidade agora em dez dos principais blogs de música do Brasil, que farão remixagens da música. A melhor versão, escolhida por votação no Facebook, que vai até o dia 6 de dezembro, será usada na campanha.
Esporte
A Copa ilustrada
Depois da escolha do nome Fuleco (seja lá o que isso significa) para o tatu-bola mascote da Copa do Mundo de 2014, a Fifa revelou os cartazes das 12 cidades-sede. Cada uma delas divulgou uma imagem com características que as representam.
Ação
Propaganda ambulante
A Red Nose, marca brasileira de vestuário ligada a esportes radicais, como MMA, skate e surfe, criou uma ação de marketing para os seus maiores fãs levarem na pele. Ela ofereceu tatuagens grátis de seu logotipo para 100 voluntários.
Agências
Criatividade renovada
A agência Y&R contratou Eugênio Mohallem como diretor de criação. O executivo, que passou por DM9, Talent e AlmapBBDO – na qual criou a campanha atual da Havaianas –, atuava agora com as suas próprias agências, a Mohallem Meirelles e a Mohallem/Artplan.
Marca
Será que o GRU decola?
O Aeroporto de Guarulhos, também conhecido como Aeroporto de Cumbica, passa a ser chamado de GRU Airport, com a intenção de ter uma marca unificada e internacional. A Invepar, que ganhou a concessão de operação do maior aeroporto do País, contratou a agência GAD’Lippincott para criar a nova identidade visual.
Bate-papo
Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca
Depois de 18 anos desenvolvendo marcas corporativas, a agência paulistana criou, pela primeira vez, uma marca para uma pessoa física: o jogador Neymar, que vai passar a assinar produtos com a sigla NJR. O sócio da Loducca diz como é feito o trabalho de branding para personalidades:
Quais as semelhanças e diferenças em desenvolver uma assinatura para uma pessoa e para uma empresa?
Temos de fazer o trabalho de branding e de design da mesma forma. Mas a marca de uma pessoa é muito mais viva. Ela muda mais, e não dá para ter políticas de uso das pessoas.
Como a marca será inserida dentro da carreira e dos contratos do Neymar?
Uma personalidade não pode estar em todos os lugares. E alguém como o Neymar é muito requisitado. A marca acaba sendo a sua representação onde ele não pode estar. É importante explicar que não fazemos a gestão da carreira do atleta ou a escolha de seus patrocinadores.
O Brasil já sabe trabalhar de forma adequada a imagem de seus atletas?
Aqui o esporte é muito forte, mas os atletas nem tanto. Estamos tentando aproximar o futebol brasileiro em termos de comunicação com o que é feito na NBA (associação de basquete dos EUA) e na Champions League (campeonato europeu de clubes de futebol).