O foguete Falcon 9 decolou nesta quarta-feira (5) rumo ao espaço. A missão é liderada por um indígena e tem a bordo quatro astronautas, entre eles uma russa. É a quinta expedição que a Nasa, a agência espacial norte-americana, envia à Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão, denominada Crew-5, decolou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e leva dois astronautas da Nasa, a comandante da missão Nicole Aunapu Mann e o piloto Josh Cassada; um astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa), Koichi Wakata; e a cosmonauta russa Anna Kikina, que servirão como especialistas da missão.

+Kremlin elogia proposta de Elon Musk por acordo de paz criticado por Kiev

A missão, que tem a tarefa de realizar mais de 200 experimentos científicos em período de nove meses, marca a quinta tripulação e será recebida por sete tripulantes da ISS, a equipe Crew-4, que tem quatro norte-americanos e um astronauta italiano, dois russos.

Após a decolagem, a SpaceX, do Elon Musk, que construiu tanto a nave Dragon quanto o foguete propulsor, confirmou que a nave se separou do segundo estágio do Falcon 9, que pôde ser apreciada por uma transmissão ao vivo.