A Nasa, agência espacial norte-americana, se prepara para pesquisas na Lua, a chamada era de Artemis. Inicialmente, serão dois testes de campo, programados para este mês de outubro, que levarão semanas no Arizona, com equipe formada por astronautas, engenheiros e cientistas visando praticar cenários de missão para astronautas Artemis em ambiente simulado da superfície lunar.

O deserto do Arizona, nos Estados Unidos, será o local em que os astronautas poderão fazer as experiências perto do Polo Sul lunar durante as missões Artemis. O cenário possui inúmeras características semelhantes a ambiente lunar, o que inclui terreno desafiador, geologia interessante e infraestrutura de comunicação mínima.

+Foguete que irá à Lua dificilmente será lançado antes de novembro, diz Nasa

As duas missões irão fornecer dados cruciais para as equipes. O primeiro da série de missões é o JETT3, que consistirá em quatro caminhadas lunares. O foco é ajudar a Nasa a entender os requisitos para as condições únicas de iluminação na região lunar do Polo Sul.

Dois astronautas percorrerão um círculo de aproximadamente uma milha usando sistemas de trajes espaciais de maquete. Também usarão várias ferramentas e técnicas de moonwalking para coletar amostras, incluindo rastejar, martelar e perfurar.

Para replicar as condições de iluminação adequadas, os moonwalks simulados do JETT3 ocorrerão à noite, e um sol simulado produzirá iluminação e sombras no campo. O intuito da Nasa é aproveitar as lições aprendidas e aplica-las no desenvolvimento de tecnologias e planejamento de operações para as missões Artemis.

Outra missão, chamada de D-RATS, consistirá em três atividades em Black Point Lava Flow, perto de SP Crater e se concentrará principalmente na condução de operações de rover pressurizado, que é como veículos recreativos, comumente conhecidos como RVs, abrigando astronautas com segurança por semanas a fio, completos com todo o ar, água, comida, equipamentos de higiene e ferramentas de que precisam em sua jornada pela superfície lunar. Os astronautas podem viver e trabalhar dentro desses veículos, e sair para coletar amostras ou implantar experimentos. Será por meio da Artemis que a Nasa irá pousar a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na Lua.