Depois de vários adiamentos, a NASA confirmou que vai fazer nova tentativa de lançamento da missão já no dia 27 de setembro. Esta será a terceira tentativa da agência espacial norte-americana para o lançamento do novo foguete SLS, integrado na missão de regresso à Lua Artemis.

A janela de lançamento, que permite uma rota estável para cumprir a missão Artemis I, vai abrir durante 70 minutos, estando o fim da missão programado para 05 de novembro.

+ Lançamento do foguete Artemis 1 poderá atrair até 400.000 pessoas na Flórida

Uma segunda possibilidade de lançamento, com uma janela favorável, está agendada para 02 de outubro, adiantou a agência espacial norte-americana.

Ainda na semana passada a NASA tinha definido duas datas possíveis, a 23 ou 27 de setembro.

O lançamento do foguete SLS no dia 27 de setembro está dependente de uma supressão especial que a NASA terá de obter para evitar testar novamente as baterias de um sistema de destruição de emergência do foguete, caso se afaste da trajetória em direção a uma área povoada.

Se a NASA não obtiver esta supressão, o foguete terá de regressar ao hangar na Flórida, o que atrasará o calendário de lançamento durante várias semanas. O SLS está na plataforma de lançamento desde 17 de agosto.