A Nokia foi selecionada pela Nasa para construir a primeira rede de telefonia móvel 4G na Lua, afirmou a companhia finlandesa, nesta segunda-feira (19), em comunicado à imprensa.

A agência espacial americana pretende mandar humanos novamente à Lua até 2024 e trabalhar para uma presença de longo prazo no satélite natural, por meio do programa Artemis.

+ Nasa estima em US$ 16 bilhões o custo de uma possível viagem à lua em 2024

+ Nasa vai enviar sanitário de US$ 23 milhões para a estação espacial internacional

A rede lunar da Nokia consiste em uma Estação Base LTE, em que se configurará sozinha e estabelecerá um sistema de comunicações 4G na Lua – o objetivo é chegar na 5G.

A tecnologia dará aos astronautas capacidades de comunicação por voz e vídeo e permitirá a troca de dados biométricos e telemétricos, assim como a implantação e o controle remoto de veículos lunares e outros dispositivos.

A solução será projetada para suportar condições extremas de lançamento, pouso e operação lunar. Além disso, terá que ser enviada à Lua de uma forma compacta para atender restrições de tamanho, peso e energia das cargas espaciais.

A Nokia afirma que a rede utilizará o 4G/LTE, em uso mundial na última década, em vez da mais recente tecnologia 5G, em razão do maior conhecimento e confiabilidade.