O índice de tecnologia Nasdaq subiu e registrou seu mais recente recorde nesta terça-feira, 15, apoiado por um salto nas ações da Nvidia, mas os outros índices de referência de Wall Street fecharam em baixa, conforme um relatório importante sobre a inflação e uma série de balanços corporativos de bancos não conseguiram entusiasmar investidores.

+ Nvidia atinge valor de mercado recorde de US$ 4 trilhões, o dobro do PIB do Brasil

O Nasdaq ganhou 0,18%, para 20.677,80 pontos. O Dow Jones caiu 0,98%, para 44.023,29 pontos. O S&P 500 perdeu 0,40%, para 6.243,76 pontos.

Foi a quarta sessão, em cinco, em que o Nasdaq registrou um fechamento recorde e a oitava vez desde 27 de junho.

A Nvidia, líder em chips de inteligência artificial, foi o principal fator por trás da alta do Nasdaq, ganhando 4% depois de revelar planos para retomar as vendas de seu chip de IA H20 para a China.

O índice Philadelphia de semicondutores também avançou 1,3%, atingindo seu ponto mais alto em um ano, enquanto o setor de tecnologia do S&P 500 subiu a mesma porcentagem, atingindo um recorde.

No primeiro dia da temporada de balanços do segundo trimestre, as ações do setor bancário sofreram oscilações em um pregão volátil.

O JPMorgan Chase caiu 0,7%, apesar de ter aumentado sua perspectiva de receita líquida de juros para 2025, enquanto o Wells Fargo caiu 5,5%, mesmo com o aumento de seu lucro devido à redução das reservas para perdas com empréstimos. BlackRock atingiu um novo marco em termos de ativos sob gestão, mas suas ações caíram 5,9%.

Contrariando a tendência, o Citigroup subiu 3,7%, atingindo seu nível mais alto desde a crise financeira global, depois que seus operadores entregaram um ganho inesperado que impulsionou o lucro do segundo trimestre.