16/11/2025 - 9:00
Os panetones e chocolates devem ficar mais caros neste Natal, impulsionados pela crise do cacau no fim do ano passado e no início de 2025, que elevou o custo do principal insumo. Na Cacau Show, uma das maiores redes de chocolates do país, os produtos tiveram reajuste médio de 10% neste ano.
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Em dezembro do ano passado, os preços futuros do cacau na Bolsa de Nova York (NYSE) atingiram seu maior valor histórico, com os contratos de vencimento mais próximo chegando a aproximadamente 12,5 mil dólares por tonelada. Esse foi o segundo pico de preços observado no ano, com o outro acontecendo em abril do mesmo ano. Na sexta-feira, 14, o preço dos futuros do cacau está em torno de US$ 5.400 por tonelada na NYSE.
Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, Lilian Rodrigues, diretora de Marketing da Cacau Show, afirmou que o reajuste aplicado pela marca é considerado modesto diante da forte alta do cacau e faz parte da estratégia da Cacau Show. A executiva diz que a empresa não pretende aderir ao chamado “sabor chocolate”, prática adotada por algumas fabricantes para reduzir o uso de cacau e segurar os preços mesmo com o insumo mais caro.
“Sabemos que teve um impacto com a alta do cacau desde o ano passado, mas praticamente não repassamos isso para o consumidor. Acredito que temos muita clareza de estratégia, sabemos o que não abrimos mão, para nós qualidade é negociável. Então a gente não mudou nenhuma formulação”, explicou.
Lucca Bezzon, analista de mercado da Stonex que acompanha o mercado de cacau, destaca que as empresas compradoras dos subprodutos do cacau, como indústrias de confeitaria e chocolate, estão entre as mais impactadas pela alta de preços desde o início de 2024.
“A manteiga de cacau, em especial, apresentou valorização mais acelerada que a própria amêndoa, atingindo seu pico máximo em meados de 2024, quando os preços chegaram próximos de 40 mil dólares por tonelada nos EUA. Esse movimento só foi possível porque as processadoras de amêndoas conseguiram manter um ritmo de vendas resiliente ao longo do ano, enquanto as indústrias de confeitaria, surpreendidas pelo cenário, continuaram comprando para não interromper suas operações, já que suas formulações dependiam desses insumos”, aponta.
No entanto, segundo Bezzon, muitas empresas passaram a reformular seus produtos e reduzir a dependência desse ingrediente, seja por meio da diminuição do tamanho das barras, do uso de amêndoas ou da substituição parcial por outros óleos, surgindo aí o “sabor chocolate”.
Como consequência, a demanda por manteiga e amêndoas caiu, reduzindo também o volume de moagem, o que explica em grande parte a queda recente dos preços do cacau. Esse movimento parece ter ocorrido primeiro no Brasil, justificando a queda mais acelerada dos preços domésticos, mas já é observado globalmente.
Entretanto, para os consumidores, a tendência é que a queda não faça diferença, ao menos não para este Natal.
“O cacau costuma ser contratado com meses de antecedência, o que significa que os preços atuais ainda não devem se refletir totalmente nos custos das formulações. Mais importante, os próximos meses serão um teste para avaliar até que ponto o cacau pode ser substituído e qual será o impacto no consumo”, diz Bezzon.
Lifestyle Cacau Show
A empresa apresentou sua campanha de Natal nessa semana na fábrica da empresa em Itapevi (SP). A Cacau Show projeta um crescimento de 15% no faturamento em dezembro.
A empresa projeta faturar R$ 7 bilhões em 2025. O Natal representa a segunda data mais importante para o faturamento anual da empresa, com aproximadamente 20% do total. A Páscoa, principal data do calendário da Cacau Show, representa aproximadamente 24% do faturamento anual.

Além disso, a Cacau Show projeta que serão criados mais de 500 empregos diretos e 10 mil indiretos para atender a demanda de Natal nas mais de 4.700 lojas espalhadas pelo Brasil.
Dentre os lançamentos do ano estão a linha de “mesa posta”, com pratos, talheres e toalhas da marca Cacau Show. A empresa também aposta na linha lifestyle, com bolsas, garrafas e pins da companhia de chocolates. Para os panetones, a empresa quer difundir o consumo de speculoos.
O sabor speculoos é inspirado no tradicional biscoito belga feito com especiarias como canela, noz-moscada, cravo, gengibre e cardamomo. Ele combina uma base adocicada e levemente caramelizada com um toque quente de especiarias, lembrando biscoito amanteigado crocante transformado em creme.
Chocofriday antecipada
Outra estratégia para este fim de ano é a Chocofriday. Uma campanha promocional que “antecipa” a Black Friday para o universo dos chocolates, oferecendo descontos especiais em trufas, tabletes, biscoitos e presentes.
Ação começou nessa sexta-feira, 14 de novembro e inclui promoções como descontos progressivos e ofertas “a partir do segundo item”, estimulando compras múltiplas.
*Estagiário sob supervisão
