17/12/2018 - 11:49
Considerada a data mais importante do calendário varejista, o Natal deste ano deve movimentar no comércio eletrônico R$ 9,4 bilhões. A estimativa é da ABComm, entidade que representa as lojas virtuais no País. Se confirmada a previsão, esse montante representará um crescimento de 12% quando comparado com a mesma data de 2017.
De acordo com a associação, cerca de 31 milhões de pedidos devem ser realizados até 22 de dezembro. O tíquete médio das compras deve somar R$ 296. Dentre as categorias, os itens mais procurados pelos consumidores estão entre os produtos de informática, eletrônicos, celulares, além de moda, acessórios, casa e decoração.
A ABComm avalia ainda que parte das vendas do período de Natal já foram realizadas no fim de semana da Black Friday. De acordo com Mauricio Salvador, presidente da entidade, 30% do total movimentado entre os dias 22 e 23 de novembro foram de consumidores antecipando a data. “Nós estimamos que cerca de R$ 876 milhões em vendas foram sobrepostas já na Black Friday”, afirma.
Salvador avalia ainda que o bom resultado observado no comércio eletrônico no segundo semestre, sobretudo no período da Black Friday, faz com os lojistas virtuais esperem um ritmo forte de vendas nas últimas semanas do ano. “Percebemos uma retomada na confiança do consumidor no ambiente econômico do País, que se reflete no varejo”, diz.