Neste Natal, roupas, brinquedos e perfumes serão os presentes mais comuns nas celebrações das famílias de São Paulo. Segundo a pesquisa com 1.031 pessoas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), 37% dos paulistanos pretendem comprar peças de vestuário para presentear familiares e amigos, 18% brinquedos e  15% cosméticos.

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No total, 57% das pessoas vão comprar presentes para a data, uma redução de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, pretendem gastar mais, com um aumento de R$13,00 no tíquete médio, totalizando R$600,00.

No entanto, é preciso ter cautela na hora dos gastos para não iniciar o próximo ano em vermelho. Para o educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios, Fernando Lamounier, o segredo é planejar os gastos para as festas de fim de ano.

“Mapear a renda total, separar as despesas fixas e variáveis, organizar as dívidas e pagamentos, são atitudes que ajudam o consumidor a ter consciência de gastos e realizar o planejamento da sua renda”, conclui Lamounier

A pesquisa também revela que 42% dos paulistanos aproveitaram a Black Friday 2023 para antecipar as compras dos presentes. Em 2022, a margem foi de 26%. Além disso, 45% das pessoas esperam as liquidações de janeiro, quando as lojas voltam a oferecer descontos.

Lamounier explica que pesquisar e verificar a diferença de preço é importante na hora de economizar para que assim esse dinheiro possa ser usado para outros fins como, por exemplo, as contas de janeiro.

“Existe entre as pessoas uma falta de consciência sobre gastos, se tornando cada vez mais necessário a realização de um planejamento financeiro com o fim de beneficiar não apenas o detentor do dinheiro, como também, todos ao seu redor. Estratégias que ajudem as pessoas a desenvolver uma compreensão sólida sobre o dinheiro, auxiliam a promover habilidades financeiras que serão necessárias em suas vidas”, complementa o especialista.

De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizada com 755 consumidores nas 27 capitais brasileiras, a principal forma de pagamento dos consumidores será o Pix com 47% de preferência, seguido do cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).

Para o diretor da fintech Qesh e especialista em pagamentos, Cristiano Maschio, avanços na experiência de clientes e empresas refletem no aumento do uso do Pix.

“Em geral, a população busca por operações rápidas e eficientes, com isso, o Pix surge como alternativa ágil e segura, impulsionando as transações durante o período intenso de compras”.

O especialista ressalta que a ferramenta traz praticidade para os clientes, baixo custo para lojistas e comerciantes e disponibilidade 24 horas, se tornando uma escolha conveniente para os consumidores utilizarem nas compras de natal.