Contribuir com a conservação e regeneração de 3 milhões de hectares de floresta amazônica, alcançar pelo menos 95% de ingredientes renováveis ou de origem natural na fórmula de produtos e aumentar o índice de desenvolvimento humano de 4 milhões de consultoras de beleza são algumas das metas que Natura & Co América Latina anunciou na terça-feira (5) na atualização da sua Visão 2030, batizada de Compromisso com a Vida, metas de sustentabilidade, circularidade e social criadas havia três anos. Para João Paulo Ferreira, presidente e CEO de Natura & Co América Latina, a nova versão propõe enfrentar de forma corajosa algumas das questões que mais impactam o Brasil e os países hispânicos onde a empresa opera. “São os casos da perda da biodiversidade e do desmatamento, da violação dos direitos humanos e, também, temas globais, como a crise climática”, afirmou. As metas se estendem à ampliação do número de comunidades agroextrativistas parceiras de 41 para 45, aumentar em quatro vezes as compras de insumos da sociobiodiversidade amazônica e atuar em suas cadeias críticas de fornecimento de matérias-primas para torná-las 100% livres de desmatamento e pela conversão da vegetação nativa. No evento realizado na Casa Natura Musical, o grupo global, que inclui ainda a Avon e a The Body Shop, se comprometeu a zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa (net zero) de sua operação em toda a região. Outro pilar de atuação é o de circularidade das fórmulas. A companhia assumiu a ambição de ter, para todas as marcas, pelo menos 95% de fórmulas biodegradáveis e 100% de novas fórmulas com pegada ambiental mais baixa. E, dentre as metas relacionadas à defesa dos direitos humanos, a empresa revelou o compromisso de aumentar em 10% o índice de desenvolvimento humano das consultoras de beleza, além de melhorar o progresso social das comunidades agroextrativistas.

ALERTA
Impacto do clima no setor de energia é tema de encontro

O Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo, será palco nos dias 4 e 5 de outubro do primeiro Encontro Nacional de Mudanças Climáticas do Setor de Energia (EMSE). O objetivo é promover discussões aprofundadas sobre as mudanças climáticas e seu impacto no segmento no País. O evento reunirá especialistas renomados, pesquisadores e líderes governamentais para discutir os desafios e soluções. A mudança climática é na atualidade um dos principais desafios enfrentados pela humanidade. Diante deste cenário, a necessidade de uma transição para uma matriz energética sustentável e com baixa emissão de carbono tornou-se fundamental.

AMAZON DAY
Festival pela floresta vai rodar o mundo

(Divulgação)

A preservação da Floresta Amazônica e o desenvolvimento sustentável são pautas que precisam de soluções para impedir que o maior bioma da América do Sul seja destruído. De olho nisso, o casal Giovanni e Michelle Pereira, em parceria com o píer Santa Mônica, da Califórnia, e com a ONG americana ABCA, vai promover o Amazon Day, cujo objetivo é conscientizar a população mundialmente sobre o tema. “Estamos muito felizes em anunciar esse projeto e poder fazer parte de soluções de grande impacto para o nosso País com a contribuição de todos os cidadãos”, afirmou o casal. Será um grande festival, aberto ao público, com data inicial para março de 2024, nos EUA, com estimativa de receber até 15 mil pessoas, que poderão ter uma experiência imersiva virtual na Floresta Amazônica, passeando pela região, visitando aldeias indígenas, conhecendo mais sobre a diversidade ambiental e ao final vendo o processo de destruição. O festival rodará por diversos países, incluindo Brasil, Portugal, França e Reino Unido. O calendário estará disponível em dezembro no Instagram oficial do Amazon Day: @amazondayofficial.

NOS BANCOS
Igualdade de gênero sob avaliação

(Divulgação)

A organização Guia dos Bancos Responsáveis, liderada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), avaliou o grau de comprometimento dos maiores bancos brasileiros com diversos temas de relevância social e ambiental – incluindo a igualdade de gênero. A última edição do estudo indicou que a representatividade feminina nos altos cargos das instituições ainda é pequena – inferior a 30% – e alertou para a necessidade de políticas de promoção à igualdade de gênero. Foram analisados BNDES, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Santander, BTG e Safra. Diante disso, o projeto Bancária Destaque, liderado pela ex-bancária Kelly Evangelista, vai reunir, a partir de outubro, funcionárias das maiores instituições financeiras do País para desenvolver as habilidades técnicas, comerciais e comportamentais alinhadas às demandas do novo mercado financeiro. “Equidade de gênero, que por muitos anos foi um discurso, está em definitivo na pauta das grandes instituições”, disse Kelly, que trabalhou nos bancos Santander e Alfa.

Papo Responsável

Publicitária, Karina Dutra é também empreendedora da economia verde. Após lançar o e-commerce para produtos sustentáveis, prepara a 2a edição do SouBio Experience, um misto de exposição e palestras de marcas de impacto positivo em Florianópolis. A empreendedora social Isabel Machado e a naturopata Júlia Sirotsky são sócias no projeto.

Divulgação

O que é SouBio Experience?
“É um desdobramento presencial da SouBio, como alternativa para a diminuição do impacto ambiental enquanto promove a venda.”

Qual é o propósito da iniciativa?
“Inspirar marcas a adotarem práticas mais sustentáveis e fortalecer a conscientização sobre questões ESG. Acreditamos que isso não apenas contribua para um ambiente mais saudável e socialmente justo, mas também melhora a reputação.”

Quantos expositores terão?
“Serão 70 marcas em segmentos como beleza, moda, saúde.”

Qual será o critério de seleção?
“Buscamos avaliar vários critérios, incluindo práticas de produção, responsabilidade social, transparência e ciclo de vida do produto. A combinação desses critérios ajuda a determinar se uma marca está genuinamente comprometida com a sustentabilidade.”

Vocês devem ir a outros estados?
“Sim, a ideia do SouBio Experience é que ele seja itinerante e iremos andar com o conceito por todas as capitais do Brasil. Em dezembro já estaremos em São Paulo.”