05/06/2015 - 20:00
Dar um novo destino para as embalagens que envolvem hidrantes, perfumes e maquiagem é uma das políticas ligadas à sustentabilidade de uma das maiores fabricantes de cosméticos do Brasil, a Natura. Para isso, a empresa resolveu incentivar seus consumidores a reciclar matérias primas que permitem maior reaproveitamento no ciclo de transformação em um novo produto. “Buscamos sempre ter produtos que possam ser mais facilmente reciclados”, diz o diretor de desenvolvimento de produtos, Alessandro Mendes.
Entre os exemplos estão o uso da embalagem de papel sem a cobertura de película plástica e a preferência por vidros em que a válvula spray possa ser colocada através do encaixe de rosca e não colada. “Tornar essa embalagens mais simples é um desafio”, diz o executivo. Hoje, 57% do material usado nas caixas e recipientes de produtos da Natura podem ser reciclados. A meta é chegar a 74%, até 2020.
Outra decisão de impacta da companhia, é a adoção de matéria prima reciclada na produção das próprias embalagens. No caso dos vidros dos perfumes, 20% do material já provém de reciclagem, prática que deverá ser estendida a outros itens, chegando a 20% de todas as embalagens. “Estamos fazendo um trabalho de reaproximação das cooperativas de reciclagem para incentivar a cadeia e ter mais meteria prima para alcançar essa meta”, afirma Mendes. Para ele, falar de reaproveitamento do lixo é um tabu no setor de cosméticos. “É um setor ligado à moda e ao luxo, e nunca se fala do lixo”, diz Mendes. “Por estarmos ligados a sutentabilidade, estamos conseguindo fazer mudanças”.
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