05/12/2012 - 21:00
Embraer
A Embraer planeja sua entrada na construção de navios e está negociando com estaleiros do Brasil e do Exterior a montagem de embarcações. A informação partiu do presidente da área de defesa e segurança da fabricante de aviões, Luiz Carlos Aguiar, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. “Se fazemos avião, por que não navio”, afirmou Aguiar. A Embraer não revelou mais detalhes sobre o plano para os mares, mas confirmou que a companhia mantém conversas preliminares com um potencial parceiro do setor naval.
Argentina
Perto de um calote
A política econômica da presidenta Cristina Kirchner está empurrando a Argentina para o buraco. A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a cinco graus, de B para CC, alegando que o calote do país é provável. Na segunda-feira 26, um juiz de Nova York condenou o governo a devolver US$ 1,3 bilhão em títulos do país, inadimplentes há 11 anos.
Estudo
Negócios
A visão estatal de Eike
Pela primeira vez, as petrolíferas OGX, do empresário Eike Batista, e a Petrobras fecham um contrato entre as duas empresas. Na terça-feira 27, a OGX adquiriu uma fatia de 40% que pertencia à estatal no bloco BS-4, na Bacia de Santos, por R$ 270 milhões. A aproximação já era esperada por analistas e defendida pela presidenta Dilma Rousseff, que gostou do que viu quanto visitou o Porto do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. O negócio marca também a primeira venda de ativo pela Petrobras dentro do plano de desinvestimento de US$ 14,8 bilhões, anunciado em junho para ajudar a companhia a sustentar a meta de US$ 236,5 bilhões em investimentos até 2016.
Veículos
O enterro da JAC Motors
A JAC Motors iniciou, na segunda-feira 26, a construção de sua primeira fábrica no País. A unidade está sendo erguida em Camaçari, na Bahia, e terá capacidade para produzir 100 mil carros por ano a partir de 2014. A cerimônia de inauguração das obras teve uma iniciativa, no mínimo, curiosa. O primeiro modelo J3 a desembarcar no mercado brasileiro, em 2011, hoje com 200 mil quilômetros rodados, foi enterrado na área da futura fábrica. O veículo será desenterrado em 2032.
Números
US$ 19 bilhões - é o prejuízo causado pela supertempestade Sandy à cidade de Nova York, segundo o prefeito Michael Bloomberg.
R$ 243 milhões – foi o faturamento do comércio brasileiro com o “Black Friday”, na sexta-feira 23, dia de superdescontos no varejo inspirado em uma iniciativa que surgiu nos EUA.
R$ 5 bilhões - é o valor do investimento programado pela Cosan, maior produtor mundial de etanol, para os próximos cinco anos.
34,8 milhões - será o volume, em toneladas, da produção de aço no Brasil neste ano, uma queda de 1,1% ante 2011, segundo o Instituto Aço Brasil.
R$ 150 milhões - é quanto a Odebrecht TransPort e o Grupo Ultra investirão nos próximos três anos para implementar a infraestrutura de um novo serviço de pagamento eletrônico de pedágio, batizado de ConectCar.
Preços
Curtas
A Portobello, fabricante de pisos e azulejos, anunciou na terça-feira 27 a construção de uma fábrica de porcelanas premium em Tijucas (SC). A unidade receberá investimentos de R$ 86 milhões e aumentará em 20% a capacidade de produção da empresa.
A Torrent, empresa indiana do setor farmacêutico, começará a importar medicamentos genéricos fabricados na Índia a partir do ano que vem. Importados, os produtos chegarão às prateleiras com preços até 60% menores.
O UBS, o maior banco suíço, foi condenado pela Justiça britânica a pagar multa de US$ 47,5 milhões por não detectar perdas de US$ 2,3 bilhões provocadas por Kweku Adoboli, 32, condenado a sete anos de prisão.
Aviação
Pinóquio nos ares
A franco-alemã Airbus e a americana Boeing, as principais fabricantes de avião do mundo, têm travado uma guerra pública sobre o desempenho e consumo de combustível de seus modelos. Não é de hoje que as duas empresas disputam a preferência das endividadas companhias aéreas, que enxergam no consumo um fator determinante na escolha das aeronaves. Nesta semana, a Airbus publicou um anúncio na revista Aviation Week, dos EUA, em que acusa a rival de exagerar as capacidades dos modelos 737 e 747. O anúncio trazia a imagem de um Boeing com nariz de Pinóquio, como na foto acima, e a seguinte frase: “Por que nosso concorrente está distorcendo a verdade?” A Boeing não se pronunciou sobre o ataque.
Entrevista
“Temos de criar marcas nacionais”
Em tempos de crise internacional, os exportadores brasileiros buscam alternativas para manter a rentabilidade. Para Christian Lohbauer, presidente-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), o momento é delicado, mas há grandes oportunidades.
O consumo de suco de laranja continua em queda?
Segundo os últimos relatórios que analisam o mercado europeu, nosso principal destino, ainda se verifica queda no consumo. Mas estamos analisando diversas formas de reverter essa tendência.
Quais seriam?
Neste mês fica pronto um diagnóstico relativo a dez mercados prioritários em que investimos mais de US$ 1 milhão, nos últimos anos. Também recebemos um estudo proposto pelo professor Marcos Fava Neves, da FEA-USP de Ribeirão Preto, para o desenvolvimento do mercado interno. A partir daí criaremos um consórcio, e um plano bem definido.
E como seria esse consórcio?
Produtores de laranja e fabricantes de suco se juntariam em torno de uma marca nacional. É importante, neste momento, que o País crie e incentive marcas nacionais, em todos os setores. No nosso caso, isso ajudaria a dar vazão a milhares de toneladas de suco.
Resumo da semana
Colaborou: Bruna Borelli