O navio cargueiro Felicity Ace continua pegando fogo e à deriva no Oceano Atlântico sete dias após o início do incêndio. O cargueiro partiu da Alemanha para os Estados Unidos levando cerca de 4 mil veículos do Grupo Volkswagen, incluindo Porsches, Audis e Bentleys. Ele pegou fogo perto da costa dos Açores e será rebocado para outro país europeu ou para as Bahamas.

As baterias de de íon de lítio dos carros elétricos a bordo pegaram fogo e o incêndio requer equipamento especializado para ser extinto, segundo o capitão João Mendes Cabeças, do porto das Hortas. No entanto, ainda não está claro se as baterias provocaram o incêndio.

+ Incêndio continua em navio na Grécia e 12 pessoas ainda são procuradas

De acordo com análise da empresa de soluções de risco Russell Group, publicado pela Reinsurance News, as perdas podem chegar a US$ 155 milhões (R$ 788 milhões considerando o câmbio atual). A estimativa é que o incêndio só deverá ser controlado entre os dias 23 e 24 de fevereiro, após à chegada de equipamento específico para extinguir as chamas.

As baterias dos modelos elétricos dificultam o controle das chamas. O navio está próximo da costa da Ilha do Faial, em Portugal e a preocupação é de que as águas do mar sejam contaminadas por fluídos presentes na embarcação.