Os navios que cruzam a costa brasileira, seja para o transporte de passageiros, seja para o de cargas, costumam chamar atenção principalmente por causa das grandes dimensões. E uma embarcação prevista para chegar neste sábado (22) à TCP, no porto paranaense de Paranaguá, deve roubar a cena e por motivo pouco comum: a tonalidade magenta. Com 330 metros de comprimento, 48 de largura e capacidade de 12 mil TEUs, o One Amazon, da Ocean Network Express (ONE), estará pela primeira vez no Brasil.

No Brasil, além de atracar em Paranaguá, a embarcação deverá marcar presença nos portos de Navegantes (Santa Catarina), de Rio Grande (Rio Grande do Sul) e de Santos (São Paulo) durante a campanha nacional intitulada Outubro Rosa, de prevenção ao combate do câncer de mama no País. Em outubro de 2021, a ONE deu início à campanha ONE Pink Ribbon, que busca a realização de doações para instituições envolvidas na conscientização e combate à doença.

O navio atraca na TCP no mesmo mês em que são realizadas ações informativas e de prevenção ao câncer de mama. Uma delas é a conscientização das colaboradoras por meio de comunicados e palestras; além da arrecadação de lenços que serão doados ao Instituto Peito Aberto, que acolhe e orienta pacientes com câncer de mama desde o diagnóstico.

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Segundo a coordenadora do setor de saúde e segurança do trabalho da TCP, Adriana Galeazzi Mendonça Xavier, a cor rosa simboliza não apenas o combate à doença, como também nos lembra a importância do autocuidado da mulher. “A TCP é extremamente interessada em incentivar iniciativas que estimulem a qualidade de vida das pessoas. Por isto é tão simbólica a visita do navio ao terminal justamente na semana em que iniciamos as campanhas do Outubro Rosa”, declara.

O navio saiu de Pansu, na Coreia do Sul, em 14 de setembro, e, antes de chegar ao Brasil, passou por diversos países da Ásia pela linha SX1 em rota de importação e exportação. Na América do Sul, ainda irá atracar nos portos de Montevidéu, no Uruguai; e de Buenos Aires, na Argentina. O tom magenta foi escolhido por ser único no mercado marítimo e pela representatividade japonesa da empresa: as flores de cerejeira (sakura), que simbolizam o Japão.