Sem muito alarde, a Bradesco Seguros, maior seguradora do País, garantiu na semana passada o acesso a mais 16 milhões de clientes para suas apólices. Terá exclusividade, por dez anos, para a venda de seus produtos na rede de 900 lojas da varejista Máquina de Vendas, que engloba as bandeiras Insinuante, Ricardo Eletro, City Lar e Eletro Shopping. O acordo foi anunciado como uma parceria, mas a DINHEIRO apurou com fontes que participaram da negociação que a seguradora do banco sediado em Osasco, na Grande São Paulo, pagará R$ 500 milhões à varejista pelo direito de distribuir seus produtos. A principal apólice que será vendida na rede de lojas é a garantia estendida para produtos eletroeletrônicos. Microsseguros e apólices de vida também poderão ir para a prateleira. 

80.jpg
Parceiros: os sócios da Máquina de Vendas, Ricardo Nunes (à esq.) e Luiz Carlos Batista
fecharam acordo com Rossi (à dir.), presidente da Bradesco Seguros.

A Máquina de Vendas explora todas as oportunidades de engordar o caixa vendendo o direito de exclusividade na oferta de serviços financeiros. Em 2011, recebeu cerca de R$ 550 milhões do HSBC pelo direito de participar com 50% numa financeira que terá a exclusividade de concessão de empréstimos aos clientes da rede por 18 anos. Numa nota divulgada após o fechamento do negócio, na semana passada, o presidente da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, ressaltou a importância desse canal de distribuição. “Teremos equipes dedicadas exclusivamente a este projeto”, afirmou. Eugenio Foganholo, sócio da consultoria Mixxer, especializada em varejo, diz que os acordos entre as seguradoras e as redes têm crescido nos últimos anos, a exemplo do que já ocorre há mais tempo na área de financiamentos. 

A rede Casas Bahia, associada ao Grupo Pão de Açúcar, vende seguros do grupo espanhol Mapfre. O Magazine Luiza tem 50% da seguradora LuizaSeg em associação com a Cardif, do grupo BNP Paribas. Foganholo afirma que, com as margens operacionais na venda de eletroeletrônicos cada vez mais apertadas, a maior fonte de lucros das varejistas está nos serviços financeiros. “Nesses acordos, a varejista antecipa os ganhos que teria ao longo do tempo com os seguros e operações de crédito”, diz. A apólice de garantia estendida é uma das mais lucrativas para as seguradoras e varejistas por conta do baixo índice de sinistralidade. E é só fazendo acordo com as varejistas que é possível vender este tipo de produto. 

 

81.jpg