Quinta-feira 18 de maio, 19 horas, Atelier Gourmand, escola de alta culinária em São Paulo. Presidentes e diretores de algumas das maiores empresas brasileiras preparam-se para um sofisticado jantar. Salada verde com gorgonzola, avelãs e uvas na entrada e carré de cordeiro com cuscuz marroquino no prato principal. Dessa vez, porém, eles serão os cozinheiros e, entre um prato e outro, poderão contar um punhado de contratos fechados. Unir o prazer da gastronomia aos negócios é a nova moda no País. Num programa montado pela Conectis, empresa de marketing de relacionamento, profissionais que ocupam cargos de decisão aprendem a cozinhar, degustam vinhos e estreitam as ligações com os parceiros comerciais.

?Hoje, os produtos e tecnologia das companhias são muito semelhantes?, diz Pierre Schürmann, diretor da Conectis e idealizador do programa de aulas. ?Por isso, conhecer o cliente faz toda a diferença?, completa. Citröen, Sun Microsystems, Vivo Empresas, Datamídia, FCB, Contax e Editora Três são as patrocinadoras pioneiras do programa. À frente de fogões de última geração, comandados pela chef Bel Coelho, profissionais de alto escalão trocam cartões de visita enquanto temperam os pratos. De acordo com Schürmann, o resultado tem sido excelente. ?O modelo é ideal para negociações de business-to-business, no quais a confiança é crucial?, defende.