08/06/2017 - 11:28
A Neoenergia confirmou a incorporação da Elektro Holding, conforme antecipado na qurta-feira, 7, pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, com fontes, e informou que substituirá o acordo de acionistas.
A operação ocorrerá por meio do aumento do capital social da Neoenergia e com aumento da participação do acionista Iberdrola Energia, que atualmente detém 39% da Neoenergia e 99,99% da Elektro, passando a possuir 52,45% após a conclusão da operação. Hoje, a Previ possui 49% da Neoenergia e passará a ter 38,21%, e o BB Banco do Investimento tem 12%, passando para 9,35%.
A Neoenergia é a holding de um grupo privado do setor elétrico no Brasil, com atuação em 11 estados, tanto na geração, como transmissão, distribuição e comercialização de energia. Já a Iberdrola Energia detém o controle de um grupo, com atuação, principalmente, no setor de distribuição de energia elétrica nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
“Considerando a aprovação da operação pela totalidade do capital social da Elektro holding, não haverá direito de recesso na operação”, informaram as empresas, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A conclusão depende da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), bem como em assembleia geral de acionistas.