02/12/2016 - 20:00
A empresa francesa de internet Webedia é uma gigante que fatura € 175 milhões e conta com operações em Itália, França, Reino Unidos, Estados Unidos, Turquia, Dubai, Espanha e Alemanha. Esse gigante, que tem uma audiência mensal de 40 milhões, está reforçando sua atuação no Brasil. Nesta semana, ela anunciará a compra do Nerd ao Cubo, serviço destinado ao público aficionado por tecnologia. O negócio, cujo valor não será revelado, ajudará a companhia a gerar novas fontes de receita para a sua operação brasileira, que deve faturar R$ 60 milhões em 2016.
“Nossa audiência no Brasil é praticamente o número de internautas da França, que tem 45 milhões de usuários”, diz Cyrille Reboul, CEO da companhia no País. O Nerd ao Cubo foi lançado em 2015, pelos engenheiros Diogo Santos, Raul Calhelha e Thierre Penteado. A empresa cobra R$ 69,90 para entregar todo mês até oito itens relacionados ao mundo nerd aos seus clientes. Neste ano, espera conquistar 100 mil assinantes. “Não somos apenas um clube de assinatura, mas uma plataforma de mídia”, diz Diogo Santos, diretor comercial do Nerd ao Cubo. “As empresas podem usar o serviço para lançar seus produtos.”
Criada em 2007 na França, a Webedia tem como principal acionista o bilionário francês Marc Ladreit de Lacharrière, dono da Fimalac, que se associou a empresa de mídia há três anos. Lacharrière detém também participação na agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings. No Brasil, a companhia chegou em 2012, onde já investiu R$ 70 milhões. O principal aporte foi no site especializado em culinária Tudo Gostoso, pelo qual pagou R$ 49 milhões, em agosto de 2015. A companhia é dona ainda dos sites AdoroCinema, de filmes; ING Brasil, de jogos; PureBreak, de notícias para adolescentes; e PurePeople, de celebridades.
Em março deste ano, comprou a Digital Stars, responsável pela carreira de 21 youtubers, como a Kéfera. Até o fim do ano, terá também um escritório em São Paulo com uma arena para 120 pessoas de e-sporting, como são chamadas as disputas de games. “O desafio dessas empresas para conseguir receitas é migrar dos banners para ações no mundo real”, diz Fábio Madia, sócio da Madia Mundo Marketing. Neste ano, a publicidade online deve movimentar R$ 10,4 bilhões no Brasil, segundo a IAB.
—–
Je suis Web
Conheça mais sobre a webedia:
• País de origem: França
• Data de criação: 2007
• Países de atuação: França, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Turquia, Brasil, Dubai, Espanha e Alemanha
• Faturamento global: 175 milhões de euros em 2015. A expectativa é chegar a 230 milhões de euros em 2016
• Faturamento no Brasil: Previsão de faturar R$ 60 milhões em 2016
• Setores: culinária, cinema, games, celebridades e turismo
• Sites: AdoroCinema, Tudo Gostoso, PureBreak, PurePeople e IGN Brasil
• Audiência no Brasil: 40 milhões de usuários únicos mensais em seus sites