Entre 100 marcas avaliadas, Nestlé, Google e Samsung se destacam como aquelas que melhor compreendem o contexto e atendem às necessidades dos consumidores brasileiros. É o que revela o estudo Contextual Brand Success 2024, da Ipsos.

+ JHSF inicia construção de novo shopping na Faria Lima, centro financeiro de São Paulo

O levantamento feito com 2 mil consumidores avaliou três pilares essenciais para o sucesso das marcas: Expectativa, Contexto e Empatia.

O pilar de Expectativa se refere a tudo o que as pessoas sentem e conhecem com relação às marcas. No estudo, são avaliadas as percepções gerais dos consumidores em termos de qualidade, inovação, e reconhecimento de marcas em diferentes categorias.

Já o Contexto, segundo pilar analisado no estudo, representa 50% do peso do porquê uma marca é escolhida ou consumida. São analisados tanto os aspectos do Macro Contexto – como responsabilidade social, ambiental, diversidade e outras questões relacionadas à postura das marcas frente a temas ESG, além de questões macroeconômicas o país e do mundo; quanto do Micro Contexto — aspectos que impactam os consumidores de forma mais individual, como a satisfação adequada de suas necessidades cotidianas e alinhamento das marcas com suas ocasiões de consumo.

E o pilar de Empatia mede o nível de conexão das marcas com a vida e os valores dos consumidores. Este pilar avalia como os posicionamentos das marcas são percebidos em termos de ética e integridade.

Entre as 13 marcas que conquistaram as 10 primeiras posições no ranking, a Nestlé se destacou ao ser conhecida por atender de maneira mais satisfatória as necessidades dos consumidores. Em segundo lugar, o Google foi reconhecido pela sua capacidade de gerar empatia, facilitando a vida das pessoas com suas inovações tecnológicas.

A Samsung, ocupando a terceira posição, mostrou força no pilar de Expectativa, sendo amplamente reconhecida por sua qualidade e confiabilidade. A marca foi reconhecida por sua capacidade contínua de inovar, criando uma percepção de constante evolução tecnológica entre os consumidores.

Confira as 20 Marcas de destaque em 2024

  1. Nestlé
  2. Google
  3. Samsung
  4. Colgate
  5. Natura
  6. Amazon e Omo
  7. Coca-Cola
  8. WhatsApp e O Boticário
  9. Sadia e YouTube
  10. iFood
  11. Nubank
  12. Perdigão
  13. Havaianas
  14. Seara e Shopee
  15. Gillette
  16. Mercado Livre
  17. Cacau Show
  18. Guaraná Antarctica
  19. Microsoft
  20. Apple