A Nestlé cortará 16.000 empregos, disse o novo CEO Philipp Navratil nesta quinta-feira, 16, à medida que a maior empresa de alimentos embalados do mundo busca cortar custos e reconquistar a confiança dos investidores. A redução representa 5,8% dos cerca de 277.000 trabalhadores da Nestlé.

“O mundo está mudando, e a Nestlé precisa mudar mais rápido”, disse Navratil.

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O CEO disse que a Nestlé aumentou sua meta de redução de custos para 3 bilhões de francos suíços em comparação com 2,5 bilhões de francos até o final de 2027.

A Nestlé, cujas ações saltaram cerca de 8% no início do pregão, passou por um período sem precedentes de turbulência administrativa, com Navratil substituindo Laurent Freixe, que foi demitido em setembro do cargo de presidente-executivo por causa de um relacionamento não revelado com um subordinado direto.

Já o chair Paul Bulcke deixou o cargo de forma antecipada para dar lugar ao ex-executivo da Inditex, Pablo Isla, duas semanas depois.

Navratil disse que o corte de 12.000 empregos administrativos nos próximos dois anos, além de uma redução adicional de 4.000 funcionários como parte das iniciativas em andamento na produção e na cadeia de suprimentos, faz parte de um esforço para aumentar a eficiência.

A fabricante suíça das barras de chocolate KitKat, do café Nespresso e do tempero Maggi vem lutando para reverter a estagnação do crescimento das vendas e impedir a queda do preço das ações, enquanto luta contra as tarifas de importação dos EUA. Os custos e os níveis de dívida também são uma preocupação, elevando a pressão dos investidores.

Empresa diz não aceitar perder participação de mercado

Os resultados trimestrais da Nestlé “colocam lenha na fogueira da recuperação”, escreveram analistas da Bernstein em nota, chamando a redução de pessoal de “surpresa significativa”.

Um aumento de 1,5% no crescimento interno real (RIG, na sigla em inglês) — uma medida dos volumes de vendas — no terceiro trimestre, bem acima das expectativas dos analistas de aumento de 0,3%, pode dar a Navratil um respiro.

O executivo disse que impulsionar o crescimento liderado pelo RIG era a maior prioridade da Nestlé.

“Estamos promovendo uma cultura que adota uma mentalidade de desempenho, que não aceita perder participação de mercado e onde a vitória é recompensada”, disse Navratil.

As revisões estratégicas dos negócios de águas e bebidas premium da Nestlé e das marcas de vitaminas e suplementos de baixo crescimento e pequena margem estão em andamento, disse a empresa.