22/10/2025 - 11:56
As ações da Netflix afundam 9,7% na Nasdaq por volta das 11h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 22, após a companhia frustrar expectativas com os números divulgados na véspera. Nesse contexto, investidores aumentaram o ceticismo com o valuation da companhia – que atualmente ostenta múltiplos relativamente elevados ante seus pares.
+Netflix culpa despesa tributária de R$ 3,3 bi no Brasil por lucro abaixo do esperado
+Vale tem maior produção de minério de ferro desde 2018
As perspectivas da gigante do streaming para o próximo trimestre deixaram os investidores confusos, apesar da forte programação que incluirá a temporada final de “Stranger Things”.
Os investidores se acostumaram ao repetitivo desempenho superior da empresa, que impulsionou as ações a um ganho de mais de 360% nos últimos três anos, superando em muito pesos pesados da mídia, como a Disney, e até mesmo gigantes da tecnologia, como Apple e Alphabet.
A Netflix ganhou atenção adicional com o sucesso estrondoso do desenho animado “KPop Demon Hunters”.
Mas desde o pico em junho deste ano suas ações caíram 7%, um sinal de que os investidores estão cada vez mais cautelosos com a avaliação elevada da empresa e a falta de detalhes sobre o crescimento de assinantes.
O múltiplo preço/lucro futuro da Netflix está em quase 40, muito acima do de outras empresas de mídia e grandes nomes da tecnologia.
“As ações tiveram um bom desempenho neste ano, então as expectativas já eram altas, e com a avaliação acima da média de longo prazo, há uma pressão adicional não apenas para entregar, mas para superar”, disse Matt Britzman, analista sênior de ações da Hargreaves Lansdown.
Netflix aposta em publicidade e games, mas resultados ainda são incertos
A Netflix previu uma receita de US$11,96 bilhões para o quarto trimestre, em comparação com a projeção de Wall Street, de US$11,9 bilhões. A receita do terceiro trimestre ficou praticamente em linha com as previsões, em US$11,5 bilhões, de acordo com dados da LSEG.
A empresa se aventurou em publicidade e videogames para diversificar suas fontes de receita, mas esses negócios enfrentaram dificuldades em meio a mudanças de liderança e estratégia, além da concorrência.
No terceiro trimestre, a Netflix informou que registrou seu melhor trimestre de vendas de anúncios da história, sem divulgar um número.
“A Netflix precisa demonstrar em breve que seu programa de anúncios pode acelerar o crescimento para justificar um múltiplo altíssimo”, disseram analistas da Wedbush, chamando a última orientação da empresa de “decepcionante” após vários trimestres de resultados excepcionais.
A Netflix parou de divulgar os números de assinantes no início de 2025. A empresa está apostando em seus principais lançamentos até o final do ano, que incluem “Stranger Things” e dois jogos da NFL com transmissão ao vivo no dia de Natal.
No entanto, analistas da Evercore ISI sugeriram que os investidores deveriam comprar ações em qualquer queda, observando que os concorrentes Disney+ e HBO Max aumentaram seus preços de assinatura, dando à Netflix bastante espaço para aumentar suas próprias taxas.
A empresa não atingiu as estimativas de lucro para o terceiro trimestre devido a uma despesa de US$619 milhões vinculada a uma disputa tributária em andamento no Brasil. Analistas do JP Morgan descreveram a despesa como “ruído”, observando que “o foco principal é a falta de crescimento da receita no segundo semestre do ano”.
“Sem números de assinantes, alguns defensores estão se agarrando a qualquer coisa para encontrar qualquer sinal de fraqueza, já que a empresa está se saindo muito mais forte do que seus rivais”, disse o analista da PP Foresight, Paolo Pescatore.