Por Dawn Chmielewski e Lisa Richwine

A Netflix mudou a indústria global do entretenimento há alguns anos ao lançar um serviço de streaming de vídeo que tornou a programação de grandes redes de televisão e do cinema irrelevantes.

Agora, a companhia está mirando contra o último bastião do mercado de TV paga: os 153 bilhões de dólares em receitas globais com publicidade.

Netflix reverte queda na base de assinantes, ações disparam 14%

A empresa e alguns analistas veem o novo e mais barato serviço da Netflix bancado por anúncios como uma forma de aumentar a receita da empresa à medida que os clientes cortam gastos por conta da crise econômica. Conforme a audiência dos canais de televisão diminui e se tornam menos atraentes para os anunciantes, tem surgido um alvo importante para a Netflix investir.

O co presidente-executivo da Netflix, Reed Hastings, disse que essa percepção lhe ocorreu depois de ouvir recentemente o ex presidente-executivo da Disney, Bob Iger, dizer que a TV tradicional marcha em direção a um precipício.

“O que eu subestimei foi apenas o impacto sobre os anunciantes”, disse Hastings durante uma entrevista sobre o desempenho e as perspectivas da Netflix no terceiro trimestre. As ações da empresa subiram 14% depois de prever que conquistará 4,5 milhões de clientes no quarto trimestre.

“Eles estão conseguindo alcançar menos pessoas, e a demografia de 18 a 49 anos está caindo ainda mais rápido do que o declínio na TV paga. Então é isso que está realmente alimentando o ciclo, é … o colapso da TV tradicional como um veículo de publicidade.”

A companhia planeja lançar uma versão do serviço com exibição de publicidade nos Estados Unidos e em 11 outros países em novembro. O produto custará 6,99 dólares por mês nos EUA, 30% menos que a versão mais barata sem anúncios do serviço. A nova versão terá cerca de cinco minutos de comerciais por hora.

A Netflix, que tem operações em mais de 190 países, tem como objetivo fornecer publicidade “personalizada”, da mesma forma como faz recomendações individualizadas de conteúdo aos assinantes.

O diretor financeiro, Spencer Neumann, disse que o novo serviço pode ser nova fonte de receitas ao longo do tempo, mas alertou: “Será muito pequena.”

Alguns analistas de Wall Street disseram que a versão suportada por anúncios do serviço Netflix pode atrair alguns assinantes existentes sensíveis ao preço a mudar para a opção menos cara. Isso poderá funcionar a favor da empresa em um momento de volatilidade econômica.

Se a Netflix conseguir sucesso, a receita da versão do serviço com publicidade e a gerada pela cobrança de uma taxa aos assinantes que compartilharem suas contas pode compensar qualquer déficit de um nível de streaming de preço mais baixo, disse Haris Anwar, analista da Investing.com.

O analista da PP Foresight, Paolo Pescatore, disse que a adoção da publicidade pela Netflix poderá causar um sério golpe nas redes de televisão e emissoras que dependem de anúncios como uma importante fonte de renda.

“Este pode ser o último prego no caixão para essas empresas”, disse Pescatore.

(Reportagem adicional de Tiyashi Datta)

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