22/11/2025 - 11:00
O mundo de Wandinha e Mãozinha, personagens da série “Wandinha”, está mais perto dos fãs. Assim como os de “Stranger Things”, “Bridgerton” e “Round 6”, alguns dos títulos de maior sucesso da Netflix. Como já mostrou o visionário Walt Disney, quando o público se apega a um universo de fantasia, melhor oferecer para ele um parque de diversões inteiro.
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É o que finalmente fez a gigante do streaming, após cerca de dois anos de planejamento. As portas da Netflix House Filadélfia, nos Estados Unidos, foram abertas na semana passada. É o primeiro espaço do gênero dentro de um projeto que contempla três casas – ao menos por enquanto.

O parque temático inaugural fica em um shopping em King of Prussia, comunidade que fica na região metropolitana de Filadélfia, em uma área com pouco mais de nove mil metros quadrados. Lá, são oferecidas experiências inspiradas em séries, filmes e realities como “One Piece” (produção baseada no anime de mesmo nome), “Guerreiras do K-Pop”, “Isso é um Bolo”, “Glass Onion” e “Frankenstein”.
Isso não quer dizer que haverá um brinquedo para cada um desses conteúdos, mas que eles estarão inseridos em atividades, cardápios do restaurante e bar e nos produtos oferecidos na loja instalada no espaço. Há pelos menos uma experiência imersiva com óculos de realidade virtual em que o público poderá se sentir como parte de histórias como “Rebel Moon”. E também há uma sala de cinema com 229 lugares, chamada Tudum, para sessões especiais, transmissões de jogos e eventos criados pela empresa de streaming.
Na Netflix House Dallas, que será inaugurada no dia 11 de dezembro (um mês depois do primeiro parque), mais atrações inspiradas nas produções da plataforma estarão à disposição do público, também usufruindo a estrutura de um shopping. E em 2027 Las Vegas receberá a sua casa, instalada em um espaço único, em uma importante avenida da cidade. A intenção com o terceiro parque é oferecer uma experiência diferente dos demais, mas seguindo a proposta de conectar fãs ao conteúdo.
Todas são estruturas permanentes, que podem se ampliar ainda mais pelos Estados Unidos – por ora, não há planos anunciados publicamente sobre construções de parques em outros países. Há alguns anos, a Netflix oferece experiências semelhantes, porém de forma temporária. Até agora, foram cerca de 40 atividades em aproximadamente 350 cidades norte-americanas.
Frequentemente, são estratégias pontuais, definidas para um conteúdo ou momento específico, como a chegada de uma temporada bastante aguardada pelo fandom – caso do que vai acontecer neste final de semana, em São Paulo, para o público cativo de “Stranger Things”.
Com a Netflix House, a história é outra. Com esse tipo de investimento, cujos valores não foram revelados, a companhia procura se inserir mais no cotidiano das pessoas como um fenômeno cultural. É ir além das telas e se transformar em algo real, uma aposta mais empregada pelas empresas de mídia ou pelos estúdios.
O Studio Ghibli, responsável por animações reverenciadas como “A Viagem de Chiriro” e “Castelo Animado”, abriu seu parque temático, no Japão, em novembro de 2022. E em São Paulo, também inaugurado há três anos, existe o G Experience, espaço com loja, área de alimentação e atividades divertidas e de entretenimento baseadas em produções do Grupo Globo.
Atrações na Filadélfia

Divulgação/Netflix Attractions
Embora não fale em dinheiro, a Netflix informa que, para a casa de diversões da Filadélfia, foram acionados 260 trabalhadores locais na construção e desenvolvimento do parque. Agora, a estrutura conta com 300 empregos permanentes.
A Netflix House não cobra ingresso para o público adentrar o espaço, mas as atividades têm preço. Há espaços instagramáveis, como um mural com personagens famosos, uma escadaria icônica de “Round 6” e a sala da família Byers, de “Stranger Things”.
São quatro as atividades pagas: “Wednesday: Eve of the Outcasts”, “One Piece: Quest for the Devil Fruit” (as duas, a partir de US$ 39), “Netflix V/RTUALS” (a partir de US$ 25) e “Top 9 Mini Golf” (a partir de US$ 15). Na primeira, o visitante explora o festival Eve of the Outcasts e os corredores da Academia Nevermore, a escola de Wandinha, encontrando “jogos amaldiçoados e surpresas inquietantes”, além de conhecer cômodos icônicos como o dormitório de Wandinha e Enid e o laboratório de biologia.

Divulgação/Netflix Attractions
A segunda atividade é uma jornada interativa e misteriosa de 60 minutos pelos cenários e trama de One Piece. O VRtual oferece jogos de realidade virtual imersivos e multiplayer. E o mini golfe compreende um percurso de nove buracos, cada um inspirado em séries ou eventos da Netflix como “Bridgerton”, “WWE Raw” e “Casamento às Cegas”.
Desfile temático no Brasil
Já em São Paulo, a Netflix Brasil promove um evento para celebrar a quinta e última temporada de “Stranger Things”. No domingo, 23, acontece a “Parada Estranha”, um desfile temático que enaltece a história da série e convida o fandom para uma última aventura. Aberto ao público e com entrada gratuita, ele será na avenida Pedro Álvares Cabral, entre os portões 9 e 10 do parque Ibirapuera, a partir das 15h30.
E como os fãs brasileiros estão entre os mais apaixonados, a Netflix não perdeu tempo e convidou o ator Jamie Campbell Bower, que interpreta Vecna ou Henry Creel, um dos personagens mais marcantes e temidos do universo da série, para estar na parada.
O desfile será dividido em quatro atos, representando as temporadas que transformaram “Stranger Things” em um fenômeno global e ajudaram a moldar a cultura pop ao longo de quase uma década. Em cada um, alas temáticas vão revisitar momentos e símbolos icônicos da trajetória dos personagens.
A aguardada quinta e derradeira temporada será lançada em três datas: o Volume 1 em 26 de novembro (quatro episódios), o Volume 2 no Natal (três episódios) e o capítulo final na véspera de Ano Novo.
