20/04/2011 - 21:00
As Sereias da Vila aparecem em poses sensuais, como a zagueira Kelly, que ilustra o mê de junho. O calendário é o primeiro produto licenciado do centenário santista e já está à venda na loja virtual do clube (www.viladosantos.com.br), pela módica quantia de R$ 30. Parte da renda será doada ao Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). A turma do marketing do Peixe está confiante no potencial das sereias e mandou imprimir cinco mil exemplares das folhinhas.
Investimentos
O Brasil supera a França
O Brasil deve fechar 2011 como o sexto maior mercado em investimentos publicitários do mundo. A projeção é da consultoria ZenithOptmedia e indica que tomaremos o lugar hoje ocupado pela França. Em 2010, o país movimentou US$ 12,9 bilhões, cifra que deve crescer 15,4% até 2013, segundo a ZenithOptmedia. Esse percentual de crescimento é um dos maiores do mundo, superando a China – cujas estimativas dão conta de um aumento na casa dos 13,6% ao ano.
Celebridades
Casamento em tempo real
O convite para o casamento do príncipe William e Kate Middleton ainda não chegou? Não se preocupe. O portal Yahoo! lançou um livro de mensagens virtuais para o “casamento do século”. A ação é global e, no Brasil, o livro está na área de entretenimento do site. Além do “congratulation”, o internauta pode ver as mensagens enviadas por plebeus mundo afora. Bobagem? Não mesmo. Desde o anúncio do noivado, as buscas pelo tema aumentaram 8.000%.
Patrocínio
Procura-se um padrinho
A Via Funchal, tradicional casa de show de São Paulo, com capacidade para até seis mil pessoas, procura uma marca para estampar na fachada. Os irmãos Jorge e Cássio Maluf, sócios no Via Funchal, delegaram a tarefa de vender o direito de explorar o nome à agência Great Finds, de Aloísio Lima. Ele não fala em números, mas o mercado estima que o contrato, de pelo menos dez anos de duração, não saia por menos de R$ 10 milhões. Itaú e Santander, os dois únicos grandes bancos a não ter uma casa de shows para chamar de sua, já foram procurados.
Biscoitos
Biscoito vira novela
A agência QG desenvolveu uma web novela para a marca de biscoitos Tortinhas, da Adria . O primeiro capítulo, com um casal de adolescentes como protagonista, entrou no ar no sábado 16 e vai até junho. “Ficamos dois anos sem falar com o público, o que não é muito positivo do ponto de vista de construção de marca”, diz Eliana Lopes, gerente de marketing da Adria Alimentos.
Bate-papo
Márcio Santoro, presidente da Africa
Inflação em alta, dólar em baixa. Combinação preocupante? Não para a Africa, do grupo ABC. A agência presidida por Márcio Santoro fechou o primeiro trimestre com alta de 20% sobre igual período de 2010.
As instabilidades macroeconômicas não frearam os in-vestimentos em marketing?
Efetivamente, não. O mercado continua aquecido a ponto de termos registrado um crescimento de 20% na receita, em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
E a que o sr. atribuiu esse crescimento?
Finalmente, as empresas no Brasil conseguem trabalhar olhando para o longo prazo. Os trabalhos que estamos realizando atualmente foram pensados lá atrás. Hoje, uma montadora consegue fazer e cumprir o cronograma de lançamento de um novo modelo com meses e até anos de antecedência. Isso era impossível há algum tempo.
Há algum setor que esteja puxando as verbas publicitárias para cima?
Temos clientes na área varejista (Walmart), mineração (Vale) e automobilística (Mitsubish Motors). Posso afirmar que todos mantêm os investimentos programados e já estão desenvolvendo estratégias para o futuro. Acho que estamos colhendo os resultados de vários anos de estabilidade.