06/07/2011 - 21:00
Inovar para crescer
O Brasil quer inovar, mas precisa investir. Em 2010, o governo destinou US$ 24,2 bilhões para pesquisas e desenvolvimento, ou seja, 1,19% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. É pouco, perto do aporte feito pelo Japão: 3,44% do seu PIB. O Ministério da Ciência e Tecnologia tem boas propostas para formar cientistas. Por isso, criará um banco público de inovação, ampliará os fundos setoriais e vai propor que os royalties do pré-sal cheguem às áreas da educação, ciência e tecnologia. Assim, o País terá um futuro promissor em patentes e inovação. Fundamental ao crescimento econômico e sustentável.
1 – Futebol
Neymar treinado
Uma vez por semana, durante duas horas, o novo ídolo do Brasil, o jogador Neymar (foto), do Santos Futebol Clube, recebe a equipe de jornalistas da CDN, maior assessoria de imprensa do Brasil. Sob o comando de Yara Peres, o jogador é treinado e orientado para lidar com a imprensa. O craque Neymar tem correspondido.
2 - Varejo
Boa notícia
Mesmo com o crédito contingenciado, o varejo está em alta. No mês de junho, a inadimplência ficou em 8% e as vendas subiram. Os números de Pão de Açúcar, Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza justificam o otimismo.
3 – Saúde
Compra, compra
Com as aquisições gigantes da Amil, o mercado de saúde se movimenta e reage. Só no primeiro semestre deste ano, a SulAmérica faturou R$ 1,4 bilhão e ganhou musculatura suficiente para reestruturar suas áreas de saúde e odontologia. Agora, a SulAmérica vai às compras. Aquisições vêm por aí.
4 – Luxo e lucro
Filha de peixe
A NK Store, de Natalie Klein (foto), registrou o maior movimento de venda em suas lojas neste ano. No Rio de Janeiro, em Ipanema, em apenas 90m², faturou R$ 500 mil. Já a filial nos Jardins, em São Paulo, superou R$ 1 milhão. Com 35 anos, Natalie Klein é filha de Michael Klein, dono da Casas Bahia. Ela é um sucesso para a família. Merecido, aliás.
5 – Miami Beach
Investimento
Um tsunami de brasileiros endinheirados invadiu a tentadora Miami, comprando imóveis. A corretora Sofi Group somou vendas acima de
US$ 117,5 milhões em 2010. Os brasileiros são – de longe – os maiores compradores de apartamentos em Miami.
6 – Bal Harbour
Investimento 2
Recentemente, um conhecido empresário brasileiro comprou a cobertura de um novo edifício à beira-mar, em Bal Harbour, Flórida. Pagou nada menos que US$ 25 milhões por dois mil metros quadrados de puro luxo.
7 – Hotelaria
Lançamento
No mês de julho, o grupo Serson anunciará um novo complexo imobiliário com um shopping center e hotel, na região Norte do Brasil. Investirá R$ 30 milhões na cidade de Boa Vista, em Roraima. Julio Serson, presidente do grupo, gosta de comer pelas bordas.
8 – Indústria
Casamento
A gigante Batavo já definiu. O namoro durou seis anos. Agora, toda a sua produção sairá 100% com o selo da Tetra Pak.
9 – Empreendedorismo
Conselho goiano
O Conselho Superior para a Promoção de Investi-mentos e Negócios Internacionais aquecerá o desenvolvimento, no Estado goiano. Empresários da região Centro-Oeste, como José Batista Júnior (JBS), José Carlos Souza (Superfrango), Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa), César Helou (Adial), José Alves Filho (GJA), Roberto Machado (Mitsubishi) e Marcelo Limírio (Neoquí-mica) aceitaram o convite para participar. Por trás está a mão do competente governador de Goiás, Marconi Perillo (foto).
10 – Laboratórios
Expansão
O Centro de Diagnóstico Brasil, em São Paulo, investiu R$ 120 milhões para modernizar serviços de imagem e análises clínicas. A expansão duplicará a capacidade de atendimento e vai gerar mais 1.500 empregos.
11 – Destino
Shangri-la Hotel Paris, na França
Convite para cruzar o oceano e passar férias na França. Uma sugestão diferente em Paris é hospedar-se no luxuoso Shangri-la Hotel. Um dos mais novos da capital francesa, o hotel fica no Trocadéro, numa antiga mansão do bisneto do imperador Napoleão Bonaparte. O projeto levou quatro anos para ficar pronto e recebeu US$ 45 milhões de investimento. Das 81 suítes confortabilíssimas, 33 têm vista privilegiada para a Torre Eiffel e para o rio Sena. Diárias a partir de 750 euros. www.shangri-la.com
12 – Serviços
Vitória
A francesa Sodexo tem no Brasil 850 pontos de operações, emprega 17 mil colaboradores e fatura R$ 1 bilhão. O sucesso posiciona a unidade brasileira, entre as três maiores no mundo, em serviços e qualidade de vida.
13 – Objeto de desejo
Cruzanddo pistas
O modelo BMW, da Série 1 M Coupê, é o novo automóvel da marca alemã. Chegará ao Brasil no mês de agosto. Ele representa os 33 anos da coleção M no mundo. Suas qualidades se resumem em potência, agilidade e eficiência. O primeiro da linha M tem motor de seis cilindros. Serão importados, inicialmente, 65 supermáquinas para conquistar os fãs da BMW no Brasil. Preço: R$ 268.600.
14 – Entrevista
Antônio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta Carvalho), presidente da rádio Jovem Pan
Tuta Carvalho é um dos maiores profissionais de comunicação do Brasil. Aos 80 anos, com o vigor e a energia de um jovem, é ele quem comanda a rádio Jovem Pan, em São Paulo. Confira as suas convicções, nesta entrevista:
O que acha de programações impostas ao rádio, como a Voz do Brasil, que existe desde o governo de Getúlio Vargas?
Sou contra a Voz do Brasil. Se vivemos numa democracia, não faz sentido sermos obrigados a ouvir um programa criado pela ditadura e já ultrapassado. O governo tem novos canais para falar. O espaço no rádio serve para informar e atrair a opinião pública com temas atuais.
O que diferencia a sua rádio da concorrência?
Na Jovem Pan, as notícias são inseridas em blocos dentro dos programas.
Dá muito certo. O ouvinte não perde informação, cria-se um dinamismo na programação.
Como avalia o rádio e as novas mídias?
O rádio é imbatível. Permanece mesmo com a televisão e a internet. Cada um tem o seu lugar. A grande diferença é a mobilidade.
O rádio funciona em qualquer região.
Por que o sr. é contra a rádio digital?
Falta qualidade de som. Para se ter uma ideia, de 15 mil rádios americanas, apenas 100 são digitais. Não funciona. Com mais repetidoras, o resultado final da transmissão fica prejudicado.
Como avalia a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014?
Teremos mudanças, desafios. Estamos atrasados para organizar o transporte coletivo, reformar aeroportos e estádios. O País
precisa cuidar do sistema de saúde, antes
de falar em futebol.
Aprovado
Alô - A classe C está em alta. Agora, todos terão acesso às linhas de telefone fixo. O valor especial sairá a partir de R$ 9,50 por 90 minutos mensais e com isenção de ICMS. Hoje, só a assinatura mensal custa R$ 46.
Reprovado
Cadê a senha? - O Brasil está vulnerável. Os hackers da internet invadiram os sites do governo e da Presidência. O País precisa criar uma política nacional de segurança cibernética, para diminuir sua vulnerabilidade. A ação deve ser imediata.
“Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” Carlos Drummond de Andrade
Cris Ferreira e Daniela Filomeno Pereira