Inovar para crescer

O Brasil quer inovar, mas precisa investir. Em 2010, o governo  destinou US$ 24,2 bilhões para pesquisas e desenvolvimento, ou seja, 1,19% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. É pouco, perto do aporte feito pelo Japão: 3,44% do seu PIB. O Ministério da Ciência e Tecnologia tem boas propostas para formar cientistas. Por isso, criará um banco público de inovação, ampliará os fundos setoriais e vai propor que os royalties do pré-sal cheguem às áreas da educação, ciência e tecnologia. Assim, o País terá um futuro promissor em patentes e inovação. Fundamental ao crescimento econômico e sustentável.

 

 

1 – Futebol

 

Neymar treinado 

 

Uma vez por semana, durante duas horas, o novo ídolo do Brasil, o jogador Neymar (foto), do Santos Futebol Clube, recebe a equipe de jornalistas da CDN, maior assessoria de imprensa do Brasil. Sob o comando de Yara Peres, o jogador é treinado e orientado para lidar com a imprensa. O craque Neymar tem correspondido.

 

30.jpg

 

 

 

2 -  Varejo

 

Boa notícia

 

Mesmo com o crédito contingenciado, o varejo está em alta. No mês de junho, a inadimplência ficou em 8% e as vendas subiram. Os números de Pão de Açúcar, Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza justificam o otimismo.

 

 

 

3 – Saúde 

 

Compra, compra

 

Com as aquisições gigantes da Amil, o mercado de saúde se movimenta e reage. Só no primeiro semestre deste ano, a SulAmérica faturou R$ 1,4 bilhão e ganhou musculatura suficiente para reestruturar suas áreas de saúde e odontologia. Agora, a SulAmérica vai às compras. Aquisições vêm por aí. 

 

 

 

4 – Luxo e lucro 

 

Filha de peixe

 

A NK Store, de Natalie Klein (foto), registrou o maior movimento de venda em suas lojas neste ano. No Rio de Janeiro, em Ipanema, em apenas 90m², faturou R$ 500 mil. Já a filial nos Jardins, em São Paulo, superou R$ 1 milhão. Com 35 anos, Natalie Klein é filha de Michael Klein, dono da Casas Bahia. Ela é um sucesso para a família. Merecido, aliás.

 

31.jpg

 

 

 

5 – Miami Beach

 

Investimento

 

Um tsunami de brasileiros endinheirados invadiu a tentadora Miami, comprando imóveis. A corretora Sofi Group somou vendas acima de 

US$ 117,5 milhões em 2010. Os brasileiros são – de longe – os maiores compradores de apartamentos em Miami.

 

32.jpg

 

 

 

 

6 – Bal Harbour

 

Investimento 2

 

Recentemente, um conhecido empresário brasileiro comprou a cobertura de um novo edifício à beira-mar, em Bal Harbour, Flórida. Pagou nada menos que US$ 25 milhões por dois mil metros quadrados de puro luxo.

 

33.jpg

 

 

 

 

7 – Hotelaria 

 

Lançamento

 

No mês de julho, o grupo Serson anunciará um novo complexo imobiliário com um shopping center e hotel, na região Norte do Brasil. Investirá  R$ 30 milhões na cidade de Boa Vista, em Roraima. Julio Serson, presidente do grupo, gosta de comer pelas bordas. 

 

 

 

 

8 – Indústria

 

Casamento

 

A gigante Batavo já definiu. O namoro durou seis anos. Agora, toda  a sua produção sairá 100% com o selo da Tetra Pak.

 

 

 

 

9 – Empreendedorismo

 

Conselho goiano

 

O Conselho Superior para a Promoção de Investi-mentos e Negócios Internacionais aquecerá o desenvolvimento, no Estado goiano. Empresários da região Centro-Oeste, como José Batista Júnior (JBS), José Carlos Souza (Superfrango), Carlos Alberto de Oliveira  Andrade (Caoa), César Helou (Adial), José Alves Filho (GJA), Roberto Machado (Mitsubishi) e Marcelo Limírio (Neoquí-mica) aceitaram o convite para participar. Por trás está a mão do competente governador de Goiás, Marconi Perillo (foto).

 

34.jpg

 

 

 

10 – Laboratórios

 

 

Expansão

 

O Centro de Diagnóstico Brasil, em São Paulo, investiu R$ 120 milhões para modernizar serviços de imagem e análises clínicas. A expansão duplicará a capacidade de atendimento e vai gerar mais 1.500 empregos.

 

 

 

 

11 – Destino

 

Shangri-la Hotel Paris, na França

 

Convite para cruzar o oceano e passar férias na França. Uma sugestão diferente em Paris é hospedar-se no luxuoso Shangri-la Hotel. Um dos mais novos da capital francesa, o hotel fica no Trocadéro, numa antiga mansão do bisneto do imperador Napoleão Bonaparte. O projeto levou quatro anos para ficar pronto e recebeu US$ 45 milhões de investimento. Das 81 suítes confortabilíssimas, 33 têm vista privilegiada para a Torre Eiffel e para o rio Sena. Diárias a partir de 750 euros. www.shangri-la.com

 

35.jpg

 

 

 

12 – Serviços 

 

Vitória

 

A francesa Sodexo tem no Brasil 850 pontos de operações, emprega 17 mil colaboradores e fatura R$ 1 bilhão. O sucesso posiciona a unidade brasileira, entre as três maiores no mundo, em serviços e qualidade de vida.

 

 

 

13 – Objeto de desejo

 

Cruzanddo pistas

 

O modelo BMW, da Série 1 M Coupê, é o novo automóvel da marca alemã. Chegará ao Brasil no mês de agosto. Ele representa os 33 anos da coleção M no mundo. Suas qualidades se resumem em potência, agilidade e eficiência. O primeiro da linha M tem motor de seis cilindros. Serão importados, inicialmente, 65 supermáquinas para conquistar os fãs da BMW no Brasil. Preço: R$ 268.600.

 

36.jpg

 

 

 

14 – Entrevista           

Antônio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta Carvalho), presidente da rádio Jovem Pan

 

Tuta Carvalho é um dos maiores profissionais de comunicação do Brasil. Aos 80 anos, com o vigor e a energia de um jovem, é ele quem comanda a rádio Jovem Pan, em São Paulo. Confira as suas convicções, nesta entrevista:

 

37.jpg

 

O que acha de programações impostas ao rádio, como a Voz do Brasil, que existe desde o governo de Getúlio Vargas?

Sou contra a Voz do Brasil. Se vivemos numa democracia, não faz sentido sermos obrigados a ouvir um programa criado pela ditadura e já ultrapassado. O governo tem novos canais para falar. O espaço no rádio serve para informar e atrair a opinião pública com temas atuais.

 

O que diferencia a sua rádio da concorrência?

Na Jovem Pan, as notícias são inseridas em blocos dentro dos programas. 

Dá muito certo. O ouvinte  não perde informação, cria-se um dinamismo na programação. 

 

Como avalia o rádio e as novas mídias? 

O rádio é imbatível. Permanece mesmo com a televisão e a internet. Cada um tem o seu lugar. A grande diferença é a mobilidade. 

O rádio funciona em qualquer região.

 

Por que o sr. é contra a rádio digital?

Falta qualidade de som. Para se ter uma ideia, de 15 mil rádios americanas, apenas 100 são digitais. Não funciona. Com mais repetidoras, o resultado final da transmissão fica prejudicado. 

 

Como avalia a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014? 

Teremos mudanças, desafios. Estamos atrasados para organizar o transporte coletivo, reformar aeroportos e estádios. O País 

precisa cuidar do sistema de saúde, antes 

de falar em futebol.  

 

 

Aprovado

 

Alô - A classe C está em alta. Agora, todos terão acesso às linhas de telefone fixo. O valor especial sairá a partir de R$ 9,50 por 90 minutos mensais e com isenção de ICMS. Hoje, só a assinatura mensal custa R$ 46.

 

 

Reprovado

 

Cadê a senha? - O Brasil está vulnerável. Os hackers da internet invadiram os sites do governo e da Presidência. O País precisa criar uma política nacional de segurança cibernética, para diminuir sua vulnerabilidade. A ação deve ser imediata. 

 

 

 

“Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo” Carlos Drummond de Andrade

 

Cris Ferreira e Daniela Filomeno Pereira