O presidente da Nicarágua Daniel Ortega destituiu a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorena del Carmen Martínez, após anúncio do governo brasileiro de que irá receber opositores do líder nicaraguense perseguidos. 

No cargo desde 2013, ela foi substituída pelo encarregado de negócios Gadiel Osmani Arce Zepeda. A decisão foi publicada no Diário Oficial. Recentemente o país também trocou diplomatas na Coreia do Sul, Tailândia, Austrália, Burundi e Filipinas. 

+Hesitação do governo brasileiro com regime de Ortega divide base de Lula

+Brasil externa preocupação com direitos humanos na Nicarágua

Entenda o caso

O governo Daniel Ortega vem sendo alvo de muitas críticas nos últimos tempos por perseguição aos opositores e desrespeito aos Direitos Humanos. 

O governo Lula e o PT vem tendo opiniões pouco contundentes sobre o assunto e, no último dia 7 de março, durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, afirmou que está disposto a receber opositores que tiveram a sua nacionalidade cassada por Ortega. 

“O governo do Brasil acompanha os eventos na Nicarágua com a maior atenção e está preocupado com relatos de sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático naquele país, particularmente execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos”, disse Tovar da Silva Nunes, embaixador brasileiro na ONU.