07/12/2010 - 1:14
As autoridades nigerianas entraram nesta terça-feira com uma ação no Tribunal Superior de Abuja contra o ex-vice-presidente americano Dick Cheney e outros responsáveis por supostos subornos pagos pela companhia Halliburton, da qual era chefe, anunciou a promotoria.
“Isto inclui Dick Cheney”, afirmou o promotor responsável pelo caso, Godwin Obla, referindo-se às 16 acusações incluídas na ação apresentada na capital.
“Há acusações de complô e de gratificações acordadas com agentes da função pública. Também há uma acusação de obstrução da justiça”, acrescentou.
Um porta-voz da agência nigeriana de luta contra a corrupção confirmou as acusações contra os nove suspeitos, entre eles Cheney.
Dick Cheney dirigiu o grupo de serviços petroleiros Halliburton antes de ser vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de George W. Bush, de 2001 até o início de 2009.
O advogado de Cheney havia afirmado na semana passada que as acusações da Nigéria eram infundadas.
O responsável local da Halliburton na Nigéria foi convocado nesta terça-feira pela Comissão de crimes econômicos e financeiros (EFCC).
Segundo o porta-voz da comissão, ele deve ser interrogado sobre supostos subornos de 182 milhões de dólares na construção de uma fábrica de gás natural liquefeito no sul da Nigéria.
Em 2009, a sociedade americana de serviços petroleiros Kellogg Brown & Root (KBR) e sua antiga casa matriz Halliburton se declararam culpados de corrupção na Nigéria, oitavo exportador mundial de petróleo.
bur-mjs/ma