A Nike, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Corinthians, anunciou a publicação de um edital que vai distribuir 20 bolsas de estudo a jovens negros e negras da região metropolitana de São Paulo. A iniciativa, que se estenderá por quatro anos (2024-2028), representa a segunda fase do projeto iniciado em 2022.

Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes dos programas sociais apoiados pela Nike em São Paulo, outras nove para jovens vinculados ao CIEE e duas para atletas federados do Corinthians. A iniciativa visa aumentar a representatividade negra na gestão do esporte.

Em complemento à oportunidade de acesso ao ensino superior, o Corinthians se compromete a priorizar a contratação desses estudantes em futuros processos seletivos. As bolsas, 100% integrais, são para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que contará com disciplinas voltadas para o mercado esportivo.

Os estudantes também receberão uma bolsa auxílio e suporte financeiro durante todo o período de formação, para custeio de transporte e alimentação, além de apoio psicossocial e profissional a ser conduzido pelo CIEE.

O edital, contendo todas as informações e documentos necessários para a participação, está disponível no portal do CIEE. O período de inscrição será de 15 de maio a 15 de junho. Além da relação dos estudantes com os programas sociais apoiados pela Nike em São Paulo, com o CIEE ou com o Corinthians, as outras condições para se inscrever são: ser autodeclarado preto ou pardo, ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública, nota do ENEM a partir de 2019 e morar na região metropolitana de São Paulo.

TELECOM
TIM divulga seu 20º Relatório ESG e projeta metas até 2026

Marco Ankosqui, SP

Sob comando do CEO Alberto Griselli, a TIM divulgou seu Relatório ESG 2023 – o 20º publicado pela empresa – e apresentou os compromissos assumidos para o triênio 2024-2026. O plano atualiza compromissos como ser uma empresa net zero até o ano 2040. Isso significa zerar as emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa, incluindo toda a cadeia de valor. Para alcançar esse objetivo, uma das apostas é manter 100% de consumo de energia elétrica renovável, fruto, principalmente, da geração de energia advinda das mais de 100 usinas próprias que integram o projeto de Geração Distribuída, além da aquisição de energia no mercado livre e de certificados de energia que atestam a fonte limpa.

Resíduos
Startup quer faturar recuperando metais nobres

(Divulgação)

Você já parou para pensar para onde vão parar os resíduos eletroeletrônicos, como computadores, tablets e celulares, depois que os jogamos fora? A startup RECICLI, do CEO Flávio Pietrobon, surgiu para reciclar esses resíduos utilizando tecnologias sustentáveis. O diferencial da tecnologia é extrair os metais nobres, como ouro, prata, níquel, paládio, manganês, cobalto, ferro, magnésio e lítio, presentes nesses resíduos, para vendê-los novamente ao início da cadeia produtiva.

R$ 750 milhões
projetados em receitas por ano com a venda desses metais nobres. A meta da RECICLI é realizar o processamento de 4,5 mil toneladas desses metais, utilizando sua tecnologia patenteada e sustentável. De uma tonelada de equipamentos eletrônicos, a empresa quer recuperar cerca de 50 quilos de metais nobres, o que gera um valor total superior a R$ 116 mil por tonelada.

Honeywell
Três maneiras que a indústria pode reduzir os resíduos

(Divulgação)

A Honeywell adotou três soluções relacionadas à redução dos resíduos gerados diariamente.
A primeira é tecnologia circular dentro da empresa visando otimizar recursos e minimizar o impacto ambiental através da reutilização, reparação, recondicionamento e reciclagem.
Outro ponto é evolução da reciclagem.
O terceiro é o processo UpCycle, que amplia o número de tipos de plásticos recicláveis para incluir resíduos que não seriam reciclados.

Na DeMillus 72% dos líderes são mulheres

(Divulgação)

Respondendo por um quarto da força de trabalho na indústria, a chegada de mulheres a cargos de gestão nesse setor, entre 2008 e 2021, aumentou de 24% para 31,8%, segundo o Observatório Nacional da Indústria da CNI. Diante desse crescimento, há uma empresa que sempre se destacou na oferta de oportunidades para mulheres, a DeMillus. Fundada em 1947, a companhia que conquistou a liderança no mercado de consumidores de lingerie, hoje tem a missão de empoderar as brasileiras, refletindo o olhar atento para o desenvolvimento interno de colaboradoras, que representam 78% da força de trabalho de todas as fábricas, onde 66% são mulheres pardas, pretas/negras.