A Nike reduziu na quinta-feira sua previsão de vendas anuais, culpando os gastos cautelosos dos consumidores, vendas online mais fracas e mais promoções, e disse que planeja cortar o fornecimento de importantes linhas de produtos para gerenciar os custos, fazendo com que suas ações caíssem 11%.

A empresa disse que está buscando economizar 2 bilhões de dólares nos próximos três anos, por meio de medidas que incluíam a diminuição do fornecimento de alguns produtos, a melhora de sua cadeia de suprimentos, a redução de camadas de gerenciamento e o aumento do uso da automação.

O negócio de atacado da Nike tem estado sob pressão persistente, à medida que os varejistas fazem menos pedidos em meio à demanda instável. A fraqueza também está aparecendo nas vendas online, forçando a empresa a aumentar as promoções. As vendas na China também recuaram com a desaceleração da economia.

“Estamos vendo indícios de um comportamento mais cauteloso do consumidor em todo o mundo”, disse o chefe de finanças da Nike, Matthew Friend, em uma conferência.

A Nike projetou que a receita total do ano fiscal aumentará cerca de 1%, abaixo de sua previsão anterior de crescimento percentual em meados de um dígito. Os analistas esperavam um aumento de 3,8%, de acordo com dados da LSEG.

“A Nike está falando em reduzir o número de produtos… talvez a empresa sinta que há muitos produtos que não são de alta margem e que não geram vendas significativas”, disse David Swartz, analista sênior de ações da Morningstar.

Mas a Nike disse que também estava lançando modelos mais modernos para atrair os consumidores, aproveitando o sucesso de lançamentos recentes como os tênis de basquete Sabrina 1, LeBron 21 e Tatum 1.

“Em um ambiente como esse, quando o consumidor está sob pressão e a atividade promocional é maior… é a novidade e a inovação que fazem com que o consumidor aja… é isso que vai nos puxar em um mercado promocional”, disse Friend.

A Nike espera que os próximos lançamentos das linhas GT Cut, Book 1 e Kobe, planejados para os próximos três meses, impulsionem as vendas.

A empresa não entrou em detalhes sobre quais linhas de produtos planeja cortar os suprimentos, mas disse que suas linhas icônicas de tênis, como Air Force 1, Dunk e Court, estão todas com bom desempenho.

A empresa registrou uma receita total de 13,39 bilhões de dólares no segundo trimestre fiscal encerrado em 30 de novembro, ficando aquém das estimativas de 13,43 bilhões de dólares.