A Nike lançou uma nova campanha de marketing em que reformula o slogan criado há quase quarenta anos. O “Just Do It” (Apenas faça, em tradução livre) é reintroduzido a partir da pergunta “Why Do It” (Por que fazer, em tradução livre), em um vídeo com a participação de grandes atletas da atual geração, incluindo dois brasileiros.

+Nike planeja reduzir produção na China após projetar custos de US$ 1 bi com tarifas dos EUA

+Corinthians renova com a Nike até 2036 após ‘novela’ e encerra negociações com Adidas

As estrelas convidadas foram Carlos Alcaraz (Espanha, tênis), Saquon Barkley (EUA, futebol americano), Caitlin Clark (EUA, basquete), Tara Davis-Woodhall (EUA, atletismo), Shreyas Iyer (Índia, críquete), LeBron James (EUA, basquete), Rayssa Leal (Brasil, skate), Scottie Scheffler (EUA, golfe), Vini Jr. (Brasil, futebol), Hunter Woodhall (EUA, atletismo) e Qinwen Zheng (China, tênis).

A skatista Rayssa Leal aparece de braços abertos em um skate em foto publicitária da Nike
Rayssa Leal (Crédito:Divulgação)

No comercial, os atletas praticam seus respectivos esportes em câmera lenta. A narração, feita pelo rapper Tyler The Creator, formula uma série de questionamentos como “por que arriscar?” e provocações como “você pode dar tudo de si e ainda assim perder”. Ao final, o músico diz: “Mas minha pergunta é: e se você não fizer?”. Surge então o clássico slogan: “Just do it”.

“Com ‘Why Do It?’, estamos reacendendo essa chama para uma nova geração, desafiando-os a dar o primeiro passo com coragem, acreditar no próprio potencial e descobrir a grandeza que surge no momento em que decidem começar”, afirma a Chief Marketing Officer da Nike, Nicole Graham. Assista ao comercial:

Instagram will load in the frontend.

A Nike e o ‘Just Do It’

O famoso slogan da Nike foi criado em 1988 por Dan Wieden, cofundador da agência de publicidade Wieden+Kennedy. Na época, a Nike enfrentava uma forte concorrência e precisava de uma campanha que unificasse a marca e a tornasse atraente para um público mais amplo.

A inspiração para a frase veio de uma fonte surpreendente e sombria: as últimas palavras do condenado Gary Gilmore antes de sua execução em 1977, que foram “Let’s do it” (“Vamos fazer isso”). Wieden adaptou a frase, alterando seu tom para transmitir uma mensagem de superação.

Ao longo dos anos, diversos esportistas apareceram em diferentes comerciais com o slogan. Nomes como Michael Jordan, Roger Federer, Rafael Nadal e até outros brasileiros como Ronaldinho Gaúcho já estrelaram campanhas com a frase marcante da Nike.