Em 2015, a Microsoft construiu o que está agora no Guinness Book of World Records como o lugar mais silencioso do planeta. É uma sala de 40 m² instalada na sede da Microsoft nos EUA, usada para testar fones de ouvido e outros gadgets. O nome técnico é câmara anecoica, uma palavra de origem latina que possui o sufixo de negação “an-” com a palavra “eco”. Ou seja: um lugar em que não há eco.

Lá dentro, o ruído ambiente é de 20,3 decibéis negativos. (Do mesmo jeito que a escala Celsius põe o marco zero na temperatura de congelamento da água, zero decibel é o som mais baixo audível por um ser humano). Apenas poucas pessoas conseguiram suportar ficar na sala por um longo período de tempo – no máximo uma hora.

+ Microsoft lança ferramentas “premium” no Teams baseadas em ChatGPT

Depois de alguns minutos, você já começará a ouvir os batimentos do seu próprio coração. Alguns minutos depois disso, você pode ouvir seus próprios ossos rangendo e o sangue fluindo.

O objetivo da câmara anecóica não é que você não ouça nada, mas que ela removerá todos os outros ruídos externos e permitirá que você ouça os sons intermináveis ​​de seu próprio corpo. Somente na morte o corpo fica completamente silencioso.

Ambientes que consideramos ultrasilenciosos geralmente são mais altos do que o limite de audição humana, que é de cerca de 0 decibéis. A sala de leitura de uma biblioteca, por exemplo, pode registrar cerca de 40 decibéis.

Sem nenhum som do mundo exterior entrando, o silêncio total e absoluto vai se transformando gradualmente em um zumbido insuportável em seus ouvidos. Isso provavelmente fará com que você perca o equilíbrio devido à falta de reverberação na sala, o que prejudica sua percepção espacial.

“Quando você vira a cabeça, pode até ouvir esse movimento. Você pode se ouvir respirando e soa um pouco alto”, disse Hundraj Gopal, designer principal da câmara da Microsoft.

Composto por seis camadas de concreto e aço, é um pouco desconectado do edifício ao redor. Uma série de molas de amortecimento de vibração está situada abaixo. No interior, cunhas de fibra de vidro são montadas no chão, teto e paredes para quebrar as ondas sonoras antes que elas tenham a chance de voltar para a sala.