O Nintendo Switch é hoje o video-game que mais vende no mundo, graças a sua proposta de ser ao mesmo tempo um console portátil e de casa. O desempenho de vendas do aparelho é ainda mais impressionante considerando que a empresa japonesa não está oficialmente presente na China, país de maior população do mundo e com grande potencial no mercado de eletrônicos. Para corrigir a questão, a Nintendo anunciou na ChinaJoy gaming conference, em Shangai, uma parceria com a chinesa Tencent para lançar oficialmente o Switch no gigante oriental.

A Tencent é hoje uma das maiores holdings de tecnologia da China, sendo responsável pela rede social WeChat, que também tem serviços de meios de pagamento, além de produzir softwares e jogos. Essa foi a segunda parceria anunciada pela Tencent nos últimos dias. A primeira foi um acordo com a Qualcomm para desenvolver em conjunto sistemas de 5G.

A notícia da parceria da Tencent com a Nintendo começou a ser ventilada em abril deste ano após a proposta ter sido aprovada pela chefia da companhia chinesa. Apesar do anúncio oficial, ainda não se sabe quando e a que preço o Switch começará a ser vendido na China. O que se sabe é que a Tencent irá oferecer serviço de nuvem para o aparelho da Nintendo, assim como fará a localização dos principais títulos da máquina para a China – tradução para chinês simplificado e algumas mudanças culturais. A loja online do Switch também será modificada para aceitar o sistema de pagamento do WeChat.