06/05/2021 - 14:28
Por Sam Nussey
TÓQUIO (Reuters) – A japonesa Nintendo previu nesta quinta-feira que as vendas anuais do console Switch caírão 11,5%, o que seria a primeira queda para o modelo em cinco anos, após uma explosão dos games induzida pela pandemia.
A empresa sediada em Kyoto espera vender 25,5 milhões de unidades no ano comercial iniciado em 1º de abril, ante 28,8 milhões um ano antes, após registrar um aumento de 82% no lucro operacional de 640,6 bilhões de ienes (5,9 bilhões de dólares).
Ao anunciar os números, o presidente da Nintendo Shuntaro Furukawa também disse que a escassez de chips, que afetou fabricantes de eletrônicos em todo o mundo, está afetando a produção e aumentando a incerteza.
Após se beneficiar das políticas governamentais de permanência em casa exigidas pela pandemia de Covid-19, os participantes do mercado agora estão focados em saber se o Switch pode manter o ímpeto, em meio a especulações sobre novos jogos e uma atualização de hardware.
A Nintendo é conhecida por previsões conservadoras, que a levam a fazer revisões incrementais. Em maio passado, em meio ao crescimento das vendas de jogos em todo o mundo, a Nintendo disse que as vendas do Switch ficariam abaixo do ano anterior.
A empresa vendeu 230 milhões de unidades do software no ano encerrado em 31 de março, 20% acima da previsão. Para o ano corrente, a Nintendo estima as vendas de software em 190 milhões de unidades, com Furukawa dizendo que espera superar as metas.
“Hardware e software ainda estão vendendo bem – é uma situação diferente dos consoles anteriores”, disse Furukawa.
As ações da Nintendo subiram 90% desde março de 2020, à medida que os jogadores buscaram títulos como “Animal Crossing” e “Ring Fit Adventure”. Ainda assim, as ações caíram 10% em relação às altas alcançadas em fevereiro, conforme os investidores estão atentos ao pico cíclico do Switch.
A Nintendo está se subestimando com essas previsões, disse Serkan Toto, da consultoria Kantan Games, que espera vendas de hardware Switch de 25-30 milhões de unidades, e vendas de software de 250 milhões de unidades.
Cada geração de consoles de jogos normalmente dura cerca de sete anos, antes de ser substituída pela seguinte, com o pico de vendas geralmente atingido por volta do quinto ano. A natureza híbrida do console Switch, portátil e doméstico, estenderá seu ciclo de vida, disse Furukawa.
Em contraste com as poucas opções de jogos no ano passado, o suporte para as vendas de Switch desta vez virá dos próximos títulos, incluindo “Mario Golf: Super Rush”, com lançamento previsto para junho, e um remake de “The Legend of Zelda: Skyward Sword” previsto para julho.
A Nintendo é altamente dependente de seu negócio de console, diferente de rivais como Sony e Microsoft, que têm linhas de negócios diversificadas. Sua expansão no crescente mercado de jogos para dispositivos móveis está estagnada em grande parte.