18/12/2024 - 21:52
A Nippon Steel Corporation anunciou a assinatura de um acordo com a Champion Iron Limited para assumir 30% do projeto de minério de ferro Kami, no Canadá. A Sojitz assumirá outra fatia de 19% no mesmo projeto localizado em Newfoundland e Labrador.
Em comunicado, a Nippon Steel, maior grupo siderúrgico do Japão, afirmou que busca assegurar suprimentos de longo prazo de minério de ferro de alta qualidade. O projeto tem reservas estimadas de aproximadamente 600 milhões de toneladas.
“Para garantir matéria-prima para redução direta de minério necessário para as futuras operações EAF, decidimos realizar uma parceria e colaborar com a CI e a Sojitz para desenvolver o projeto Kami e dar andamento a um estudo de viabilidade”, informou a companhia em comunicado.
“Garantir o fornecimento de minério de ferro de qualidade de redução direta é uma vantagem estratégica crítica para a Nippon à medida que buscamos nossa transição para reduzir as emissões na siderurgia. Kami se beneficia de um dos melhores recursos e é um dos projetos de minério de ferro de qualidade de redução direta mais avançados do mundo”, disse o diretor executivo da Nippon, Ryuichi Nagai, em comunicado separado divulgado pela Champion Iron.
A Champion Iron informou que os parceiros contribuirão inicialmente com US$ 245 milhões pela participação de 49% e que a companhia pode receber pagamentos futuros com base no desempenho financeiro do projeto, quando a operação for iniciada.
Caso a empresa e os parceiros tomem uma decisão final de investimento positiva após a conclusão de um estudo de viabilidade definitivo, os parceiros compartilharão os custos de desenvolvimento e construção do projeto de acordo com suas respectivas fatias na propriedade, de acordo com a Champion Iron.
“Por meio da transação e futuras contribuições pro-rata dos parceiros, o projeto se beneficiará de até $ 490 milhões em contribuições antes que a Champion exija financiamento de capital adicional para sua parcela pro-rata do projeto”, informou a companhia.