12/12/2012 - 21:00
Automóveis
A partir de janeiro, ao assumir a presidência da Nissan do Brasil, o francês François Dossa terá um desafio pela frente. O executivo recebeu de Carlos Ghosn, CEO mundial da aliança Renault-Nissan, a missão de antecipar o máximo possível a inauguração da nova fábrica da marca, em Resende (RJ), na qual estão sendo investidos R$ 2,6 bilhões, para a produção dos compactos March e Versa. A seu favor, Dossa tem a experiência como presidente da representação da Câmara de Comércio Brasil-França no Estado, e uma boa interlocução com o governo. Entende-se a preocupação de Ghosn: com um crescimento de 152% nas vendas no País, desde 2010 a montadora quer aumentar a oferta de carros, para sustentar o ritmo acelerado de expansão.
Alimentos
Arcor diversifica no Brasil
Com o crescimento do mercado de panetones no País, a fabricante argentina de chocolates e biscoitos Arcor, dirigida por Oswaldo Nardinelli, avalia a ampliação de sua capacidade produtiva nesse segmento, que já está 100% ocupada. Neste ano, a empresa, que vai faturar R$ 1 bilhão, deve obter um total de R$ 20 milhões com a venda do pão natalino.
Design
QUESTTO|NÓ premiada em Madrid
Acostumado a acumular troféus por trabalhos executados para clientes como Natura, Ambev, Avon, Boticário e Bradesco, o escritório paulista Questto|Nó foi premiado por um projeto até certo ponto inusitado, apresentado na Bienal Ibero-Americana de Design, em Madri: um sistema de tratamento móvel de efluentes sanitários, que transforma esgoto em água de reúso, destinado a atender pequenas aglomerações, como empresas e condomínios residenciais.
Investimento
Seguro sino-brasileiro
O executivo José Augusto Tatagiba, presidente da Capemisa Seguradora, de São Paulo, está em visita à China para negociar com empresas chinesas do setor. O executivo busca um parceiro do ramo para trabalhar a oferta de seguros a empresas chinesas instaladas no Brasil.
Telefonia
A TIM amplia sua rede
A TIM inaugura na próxima quarta-feira 12 mais uma TIM Store, no shopping Bourbon, em São Paulo. Trata-se da 128ª loja da rede própria, que responde por quase 50% das vendas de linhas pós-pagas. A operadora conta, ainda, com mais de mil lojas parceiras, principalmente de franquias, em todo o Brasil. O investimento em pontos de venda de sua rede, que fechará com 134 unidades, deverá totalizar R$ 50 milhões até o fim de 2012.
Alta tensão
Curtas
O cartão de crédito e o de débito consolidaram-se como o instrumento de pagamento preferido. Segundo a plataforma de pesquisas online Mind7, o cartão de crédito é utilizado por 46% dos consumidores, seguido pelo cartão de débito, com 39%.
A pesquisa da Mind7 também identificou o que acontece com as reclamações do consumidor. Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que não retornam à loja ou prestador de serviço alvo de suas reclamações — apenas 26% declararam ter continuado a relação comercial, por conta do bom atendimento recebido na solução do problema.
Colaborara: Carla Jimenez, Luciele Velutto e Rafael Freire e Patrícia Alvez