O forte calor que atingiu o verão europeu este ano está mexendo no nível do Rio Reno, um dos principais do continente, e prejudicando o transporte de mercadorias na Alemanha. 

O Reno é um dos rios mais transitados do mundo e é muito importante para a indústria alemã escoar a sua produção. Caso aconteça alguma piora, o governo planeja dar prioridade ao transporte de materiais e equipamentos essenciais para a produção de energia pelas redes ferroviárias do país. 

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“O objetivo é garantir o funcionamento contínuo de usinas, refinarias, redes elétricas e outras infraestruturas relevantes para o sistema”, aponta um esboço do decreto, elaborado pelos ministérios dos Transportes e da Economia, visto pela Reuters. 

Menos carga 

A dificuldade de navegação por conta do baixo nível do rio está fazendo com que vários navios estejam operando abaixo da carga máxima, o que pode atrapalhar a produção das indústrias. 

O chefe da cooperativa de transporte marítimo DTG, na cidade alemã de Duisburgo, Roberto Spranzi, explicou que a medida está sendo tomada para que alguns navios não encalhem.  

“Temos que utilizar três a quatro navios, quando em tempos normais só precisaríamos de um para transportar a mesma carga’, explicou Spranzi à AFP. 

Carvão e combustíveis

Aproximadamente 4% do transporte na Alemanha é feito por via marítima, incluindo o Reno. O rio ganhou importância nos últimos meses à medida que o país decidiu apostar no carvão para reduzir sua dependência do gás russo.

O problema é que muitas das grandes usinas estão localizadas nos arredores do Reno e as grandes empresas alemãs alertam que possíveis distúrbios graves no tráfico fluvial pesarão na economia afetada há meses por dificuldades na cadeia de suprimentos.

O grupo de energia Uniper declarou que o baixo nível do Reno poderia provocar no mês de setembro um “funcionamento irregular” das suas usinas de carvão. Já a EnBW, outro grupo que opera na região de Bade-Vurtemberga, no sudoeste da Alemanha, alertou que as entregas da produção podem ser limitadas.

“O baixo nível das águas do Reno implica na impossibilidade de assegurar com tranquilidade o transporte de importantes cargas de produtos derivados do petróleo, diesel ou combustível”, resume Alexander von Gersdorff, porta-voz da associação empresarial alemã de combustível e energia