Recentemente, o publicitário e empresário Nizan Guanaes foi barrado quando visitava a 24/7, uma das empresas do grupo ABC, conglomerado de 18 companhias que está entre os 20 maiores grupos de comunicação do mundo, segundo a publicação norte-americana especializada em publicidade Advertsing Age. ?Eles me perguntaram: quem é o senhor? E mesmo me identificando, não sabiam quem eu era.? Nizan, um baiano que adora polêmica e é famoso por seus gestos teatrais e fala contundente, não criou caso.
 

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Troca de comando: Márcio Santoro (à esq.) e Sérgio Gordilho assumem o comando da Africa,
do grupo ABC, de Nizan Guanaes

 

Em sua nova fase, ele está mais tranquilo e menos centralizador. Um exemplo dessa nova postura pôde ser observado na semana passada, quando Nizan confirmou, oficialmente, que deixava a presidência da Africa, a sua agência-butique que atende 11 marcas e é a sétima do País, segundo o Ibope Monitor. Em seu lugar, assumem Márcio Santoro e Sérgio Gordilho, que eram vice-presidente-executivo e vice-presidente de criação, respectivamente. ?Não há duplo comando, mas uma dupla no comando?, brincou Nizan, em entrevista à DINHEIRO.

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A transição na Africa é só um exemplo de como Nizan Guanaes está tocando o seu negócio atualmente. Em meados de 2009, Guga Valente, seu sócio, assumiu o cargo de CEO do grupo ABC. Em julho, Paulo César Queiroz, que faz parte da diretoria-executiva da DM9DDB, passou a ocupar um cargo operacional na holding.

Com isso, Nizan, que é chairman do grupo, passa a focar exclusivamente na parte estratégica e internacional da empresa. Nos últimos meses, o empresário tem viajado muito pelo mundo. Foi para Davos, na Suíça, participar do Fórum Econômico Global. Em janeiro, foi um dos palestrantes no DLD Conference, na Alemanha, encontro que abordou temas como design e mundo digital.  O empresário tem se dedicado também à abertura do escritório em Nova York, nos EUA. ?Se o Brasil vai bem, a minha empresa vai bem?, diz.

Essa nova postura não significa que o executivo estará desatento com o resultado de suas companhias. Com fama de ser viciado em trabalho, Nizan acorda cedo e já dispara e-mails para os seus colaboradores. Não se desliga de seu celular BlackBerry e diz que ainda vai se envolver, operacionalmente, em projetos estratégicos. A diferença, agora, é que o seu palco é o mundo.