13/04/2012 - 21:00
Patrocínio
A operadora de tevê por assinatura via satélite Sky fechou acordo de patrocínio com duas das maiores promotoras de eventos musicais do País. Com a parceria, a empresa será a patrocinadora principal dos espetáculos da Planmusic, do empresário Luiz Oscar Niemeyer, e da XYZ Live, do grupo ABC, de Nizan Guanaes. A marca terá espaço em mais de 230 shows, 12 turnês e 7 festivais. O destaque da XYZ Live é o festival Pop Music Festival, que acontecerá em junho em São Paulo e no Rio de Janeiro, cuja estrela será a cantora e atriz Jennifer Lopez. O ex-beatle Paul McCartney, que se apresentará no Recife e Florianópolis, será a principal atração da Planmusic.
Pesquisa
Infidelidade a toda prova
Um desafio e tanto para as agências de publicidade é reter a atenção dos jovens com cerca de 20 anos, os chamados “nativos da era digital”. Uma pesquisa americana encomendada pela Time Warner à Research Boston Innerscope indicou que esse público troca de mídia 27 vezes em uma hora, alternando a atenção entre computador, celular, tevê e outros veículos de comunicação.
Produtora
Oca cinematográfica
A Oca Filmes, de São Paulo, vai seguir o caminho das maiores produtoras brasileiras, como a O2 e a Mixer, que, depois de se estabelecerem no mundo da produção de filmes publicitários, decidiram chegar aos cinemas e à tevê. A empresa, especializada em animação e efeitos digitais, criou um departamento para elaborar projetos de filmes e séries televisivas.
Marca
Nova fórmula
A empresa resultante da fusão entre a Droga Raia e a Drogasil estreia uma nova comunicação visual. A RaiaDrogasil apresentou o seu logotipo, que será utilizado para representar a holding e vestir seus funcionários. A criação ficou com a empresa de design Cauduro, responsável pela cruz estilizada – símbolo das farmácias – em vermelho e verde. A fusão criou a maior rede de farmácias brasileira, com R$ 4,7 bilhões de faturamento.
Campanha
Resolva sua vida com um celular
O ator Selton Mello está virando a cara da Motorola Mobility no Brasil. Ele volta para uma segunda campanha da empresa americana de celulares. Agora, ele promove o filme Smartphone Já, que pretende mostrar como esses telefones podem solucionar problemas cotidianos, como passar o aniversário sozinho ou se perder pela cidade.
Bate-papo
José Boralli, presidente da B!Ferraz. O executivo comenta sobre o setor de promoção, que vem ganhando importância na estratégia de marketing das empresas.
As agências de promoção eram consideradas os patinhos feios da publicidade, mas vêm ganhando importância e espaço no bolo publicitário. O que mudou?
Houve uma mudança geracional. O público jovem não aceita apenas receber uma mensagem. Então, a comunicação precisa estar mais próxima e ser interativa.
O setor está ficando mais estratégico para as marcas?
Existe um amadurecimento do nosso mercado e dos patrocinadores. As agências de promoção e marketing sempre foram mais táticas. O conceito era elaborado pelo cliente ou por outra agência de criação. Nós apenas o colocávamos na rua. Agora, estamos mais próximos do núcleo estratégico das marcas.
Como o sr. vê tantas empresas de realização de eventos criadas nos últimos dois anos? São concorrentes ou parceiros?
Nós realizamos eventos, como o festival do portal Terra e as apresentações da Maria Rita, pela Nivea. O conteúdo é criado para a marca. Já essas novas empresas desenvolvem a programação e depois algumas marcas se ligam a ela. Mesmo assim, existe uma competição pelo bolso do espectador.