A estratégia de prevenção do Ministério da Saúde neste Carnaval conta com uma campanha nos meios de comunicação com início nesta sexta-feira (17) e uma alerta aos foliões sobre a quantidade de pessoas soropositivas que ainda não tem o diagnóstico da doença.

No brasil, 108 mil pessoas têm HIV positivo e não sabem e a prevenção é a melhor forma de se evitar transmissão não só do vírus do HIV quanto de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

+ Estudo mostra viabilidade de medicamento no combate ao HIV

A primeira campanha publicitária realizada pelo Ministério da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve início nesta sexta e visa reforçar a importância de que toda relação sexual seja feita com proteção.

O Departamento de HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde conta com pontos de distribuição de preservativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos postos de saúde e outros pontos das cidades, inclusive em estações de metrô e terminais de ônibus.

O SUS oferece também atendimentos com métodos de prevenção específicos para quem se expor ao vírus HIV. Se chama a Profilaxia Pré-Exposição (Prep) e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) , que consistem na administração de medicamentos específicos para estes casos emergenciais.