02/02/2023 - 15:09
Por Brendan O’Brien
(Reuters) – A célebre marmota conhecida como Phil de Punxsutawney emergiu de sua toca na Pensilvânia nesta quinta-feira e viu sua sombra, um sinal de mais seis semanas de clima gelado na América do Norte, que até agora teve um dos invernos mais amenos já registrados.
Milhares de foliões se reuniram ao amanhecer em Punxsutawney, uma pequena cidade a nordeste de Pittsburgh, para comemorar o Dia da Marmota e assistir Phil sair de seu toco de árvore para oferecer seu prognóstico sobre o que está por vir em um peculiar ritual anual.
“Eu vejo uma sombra no meu palco, e não importa como você mede, são mais seis semanas de inverno”, leu o “intérprete” oficial de Phil em uma proclamação que foi recebida com uma salva de palmas.
De acordo com o folclore, se o roedor vir sua sombra no Dia da Marmota, o clima frio e tempestuoso persistirá por seis semanas. Se estiver nublado e não aparecer nenhuma sombra, o início da primavera está próximo.
O Dia da Marmota, que cai em 2 de fevereiro, evoluiu de um antigo ritual trazido para os Estados Unidos por imigrantes alemães que se estabeleceram no que hoje é o estado da Pensilvânia. A primeira celebração oficial do Dia da Marmota foi em 1886, de acordo com o Punxsutawney Groundhog Club.
O evento anual, famoso no filme clássico de 1993 “Feitiço do Tempo”, estrelado por Bill Murray, atrai visitantes de todo o mundo.
Este ano, muitas partes da América do Norte experimentaram um inverno ameno, mas isso parece estar mudando, dando alguma credibilidade à previsão de Phil.
Enquanto Phil de Punxsutawney fazia sua previsão, cerca de 450 mil residências e empresas no Texas, Mississippi, Arkansas e Tennessee ficaram sem energia depois que várias séries de granizo e chuva congelante derrubaram linhas de energia e árvores.
Enquanto isso, o nordeste dos EUA se prepara para um congelamento profundo histórico nos próximos dias, com previsão de ventos frios de -46ºC em alguns pontos.
(Reportagem de Brendan O’Brien em Chicago)