Pesquisa inédita do Google aponta as diferenças entre as expectativas dos pais e as pretensões de compras de filhos e companheiros para o Dia dos Pais. Enquanto a maioria dos pais (52%) gostaria de ganhar produtos eletrônicos (celulares, TV, notebooks e caixas de som), apenas 22% devem receber. O levantamento foi baseado em entrevista com 1 mil brasileiros com acesso à internet e que pretendem comprar ou já compraram presentes de Dia do Pais neste ano. As sondagens foram feitas de 26 a 28 de junho.

Além dos eletrônicos, a lista de desejos é completada por itens de moda (22%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (17%), bebidas, cestas ou experiências (14%), itens para casa (14%) e produtos de beleza e perfumaria (13%).

 +Brasileiros pretendem gastar em média R$ 250 no Dia dos Pais, aponta pesquisa da Shopee

Segundo a pesquisa, os compradores se manterão na compra de categorias tradicionais, como moda (43%) e beleza e perfumaria (27%), seguidos por eletrônicos (22%), bebidas, cestas ou experiências (15%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (10%) e itens para casa (7%).

Esse contraste pode ser explicado por outro dado presente na pesquisa, que demonstra as dificuldades que os compradores têm na hora de escolher presentes para o Dia dos Pais:

  • 26% – Saber o que a pessoa gostaria de ganhar;
  • 21% – Encontrar algo no valor que estou disposto a gastar;
  • 19% – Inovar e escolher presentes diferentes a cada ano;
  • 17% – Pensar em presentes criativos;
  • 12% – Saber como escolher os detalhes.

Como reflexo dos desafios de se presentear no dia dos pais, 28% vão pedir ajuda de outra pessoa para escolher e comprar o presente de Dia dos Pais.

“A partir desta nova pesquisa, é possível perceber que conectar os desejos dos pais com os compradores pode ser uma oportunidade para ampliar e inovar nas categorias compradas na data e ainda diminuir a dificuldade na escolha do presente. É uma relação vantajosa para todos os envolvidos e que pode, inclusive, facilitar as escolhas dos presentes nas próximas datas” diz Antonella Weyler, especialista de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil.  

Compradores voltam às lojas físicas para encontrar presentes

A preferência dos consumidores pela compra de presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas é uma realidade. De acordo com a pesquisa do Google, 40% dos compradores recorrerão a elas para encontrar o presente perfeito para a data, subindo 8 pontos percentuais em comparação ao ano passado.

Além do presencial, se destacam os sites (22%) e apps (21%) das lojas, seguidos por redes sociais (13%), apps de entrega ou delivery (12%) e apps de mensagens ou telefone (11%).

As lojas físicas são destino não apenas para a compra dos presentes, mas também para o processo de busca por informações, como ideias, preços, descrições e avaliações para 29% dos entrevistados. Porém, as plataformas digitais são as mais relevantes nesse momento, já que na busca do presente ideal, a pesquisa indicou que 30% dos compradores procurará no Google, 23% em sites ou apps de lojas, 18% em redes sociais e 13% por vídeos no YouTube.

Na hora de escolher a loja para comprar o presente, os critérios mais importantes, segundo a pesquisa, serão:

  • 34% – Preços/descontos/cupons/promoções;
  • 30% – Bom atendimento;
  • 22% – Custo da entrega/Frete grátis;
  • 19% – Variedade/qualidade dos produtos;
  • 19% – Tempo de entrega/Entrega rápida;
  • 13% – Condições de troca/adiamento/cancelamento.