Os rendimentos longos de títulos soberanos do Japão, conhecidos como JGBs, voltaram a renovar recordes nesta quarta-feira pelo segundo dia consecutivo, diante da persistência de temores sobre a situação fiscal do país e de impactos de tarifas.

Segundo o MarketWatch, o juro JGB de 30 anos subiu para a máxima histórica a 3,187% durante a sessão, antes de arrefecer para 3,143%. O rendimento JGB de 40 anos avançou a 3,663%, também em novo recorde de máxima, antes de desacelerar a 3,619%.

Já o juro do JGB de 20 anos renovou o maior nível desde 2000, a 2,575%, de acordo com a Reuters, mas inverteu sinal e caiu a 2,545%.

Para analistas do JPMorgan, a demanda fraca da curva de maturidade super longa de JGBs é estrutural e alguma forma de suporte público é necessária para melhorar as condições de oferta e demanda. O banco americano nota que a redução na emissão de títulos ultralongos ou absorção por autoridades japonesas podem ser uma solução para o problema.

“Se medidas políticas não forem observadas para apoiar o mercado na reunião de dealers primários ou na decisão do Banco do Japão (BoJ) em junho, a ponta longa do mercado de JGBs pode ficar cada vez mais instável”, afirma o JPMorgan.

Uma reportagem do Nikkei revelou hoje que o governo japonês avalia flexibilizar o prazo para atingir um orçamento equilibrado e adiar a meta de superávit no orçamento primário do ano fiscal de 2025, refletindo incertezas com as tarifas dos EUA e pressão para reduzir impostos antes das eleições. Dados da balança comercial do Japão mostram que o superávit com os EUA persiste, mas também apontam a primeira queda nas exportações para o país desde dezembro, em um momento de impasse nas negociações comerciais.

O Japão também enfrenta instabilidades políticas. Hoje, o ministro da Agricultura, Taku Eto, renunciou ao cargo depois de adotar postura polêmica sobre aumentos nos preços do arroz.

O Commerzbank avalia que a fraqueza dos títulos japoneses pode pesar sobre títulos longos de outros mercados desenvolvidos. Nesta manhã, os juros dos Treasuries e de títulos europeus operavam em forte alta.

Em faixas de vencimento mais curtos, o juro JGB de 10 anos caiu a 1,521% e o de 2 anos recuou a 0,722%, segundo o MarketWatch.

*Com informações da Dow Jones Newswires