15/06/2011 - 21:00
Disso ninguém tem dúvida. O modelo estatal é de um equívoco flagrante. A partir de agora, o governo quer privatizar o que antes queria estatizar. Ainda bem que mudou. Apesar do novo e acertado caminho, poderíamos ter evitado tanto atraso. E, sobretudo, tanto sofrimento a milhões de passageiros. Mas antes tarde do que nunca.
1 – Automóveis
Negócio da China
Luiz Sandoval, ex-presidente do SBT, que se aliou a empresários goianos para trazer ao Brasil uma filial da montadora chinesa ZX Auto, trará SUVs e picapes a R$ 39 mil. A ZX abrirá 35 revendas ainda este ano. Em 2012, construirá uma fábrica em Goiás. O governador Marconi Perillo, inclusive, já abençoou.
2 – Crescimento
BOOM
A Kia foi a montadora que mais cresceu em volume, no Brasil, de janeiro a maio deste ano: 76% contra a média do setor de 8,3%. Quase dez vezes mais. Os resultados da Kia deram o impulso final de que José Luiz Gandini precisava para convencer a matriz na Coreia a montar a primeira fábrica da Kia no Brasil.
3 – Negócios
Decisão lenta
O Grupo Advento, sob o comando de Juan Queirós, por meio da Construtora Serpal, foi procurado pelo Corinthians para orçar a continuidade da obra do estádio do time paulista, após a etapa de terraplanagem, hoje com a Odebrecht. A proposta enviada é de R$ 600 milhões e corresponde à metade do valor proposto pela Odebrecht. Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, balançou.
4 – Aeroportos
Privatização
De olho na privatização de obras aeroportuárias brasileiras, a OHL, gigante grupo espanhol de concessões rodoviárias, quer participar do bolo. Por isso, a filial OHL Brasil disputará os editais de privatização dos aeroportos brasileiros. E com bala na agulha.
5 – Venda
Quem leva o Baú?
A disputa para comprar o Baú da Felicidade, de Silvio Santos, está acirrada. O embate é liderado pelos concorrentes: Máquina de Vendas e Ponto Frio. Mas há um terceiro e misterioso interessado no tesouro do baú. Esse sim pode surpreender.
6 – Ciência
Sigilo
Os alemães do Instituto Fraunhofer IBMT, uma das maiores redes de pesquisa da Europa, estão à procura de parceiros brasileiros para desenvolver estudos em biotecnologia. O budget chega a € 1,8 bilhão. Nos bastidores, a conversa já começou. E é com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
7 – Grife
Realeza
A grife Issa London, da badalada estilista Daniella Helayel, aterrissará no segundo semestre com loja própria no Brasil. O pouso será no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A marca catalisou a atenção do mundo quando a princesa Kate Middleton usou um elegante vestido da grife em seu noivado. Daniella veste estrelas de Hollywood, como Sharon Stone, Scarlett Johansson e a superstar Madonna.
8 – Cervejarias
Em clima de inverno
A tradicional cerveja está na mesa dos brasileiros, mesmo no inverno. O Instituto de Pesquisas Canadean mostrou que o setor cervejeiro movimentou R$ 25,8 bilhões no Brasil, em 2010. Só as artesanais geraram R$ 1,29 bilhão. A prova do sucesso será em São Paulo, em julho, na Feira Internacional de Tecnologia em Cervejas, onde mais de quatro mil pessoas degustarão os melhores tipos da bebida.
9 – Telefonia
MiniTablet
A Sony Ericsson quer ser a maior fabricante de smartphones do Brasil. Em setembro, lançará o Xperia Play, primeiro minitablet do PlayStation da Sony. É um supersmartphone, com tela grande, 80 jogos em HD e câmera de cinco megapixels. Os jogadores de games adoram.
10 – Construção civil
Capacitação
A falta de mão de obra qualificada atinge 94% do setor de construção civil. O grupo Tigre investiu R$ 4 milhões em treinamento, capacitando 118 mil profissionais em todo o Brasil. Para 2011, a meta é formar mais 100 mil pessoas. Exemplo a seguir.
11 – Destino
Hotel Arts Barcelona, na Catalunha
O hotel Arts Barcelona, da rede Ritz Carlton, tem vista para o mar Mediterrâneo, em meio ao Porto Olímpico, na capital da Catalunha. Das 483 suítes amplas e confortabilíssimas se vê a moderna arquitetura de Barcelona. Nos ambientes há uma valiosa coleção de arte contemporânea espanhola com a exposição de mil obras entre pinturas e esculturas. A área especial do hotel fica no último andar. É o Six Senses SPA onde as terapias combinam com a imensidão do Mediterrâneo. No restaurante Arola, as criações culinárias são do consagrado chef Sergi Arola. Diárias a partir de 300 euros. www.hotelartsbarcelona.com
12 – Fast-food
Novo Bob’s
A rede de fast-food Bob’s exibe seus músculos. Está investindo R$ 28 milhões em propaganda e marketing. Modernizará 120 lojas no País, com R$ 17 milhões. E não para. Só em uma ação de correio digital, que começa no Dia dos Namorados, destinará mais R$ 6 milhões para atrair os clientes. Haja fôlego.
13 – Objeto de desejo
Extrato de beleza e juventude
L’or de Vie é uma linha premium de tratamento regenerativo da Dior. Tem o efeito antioxidante mais poderoso do mercado. O produto mais caro e cobiçado pelas mulheres vaidosas é o L’Extrait 15 ml. Armazenado em uma embalagem dourada, luxuosa e sofisticada da Dior.
A promessa é de regeneração e atenuação das rugas a partir da ação molecular. Todo esse milagre de beleza e juventude tem um preço:
R$ 1.730, por apenas 15 ml.
14 – Entrevista
Presidente da Sapore, Daniel Mendez
Empreendedor nato, Daniel Mendez começou como garçom. Corajoso, aos 33 anos vendeu seu único bem, um fusca, para montar a sua empresa. Valeu a pena. Construiu um império: a Sapore, 19 anos depois, tem 18 mil funcionários, serve mais de 900 mil refeições diárias aos 1,2 mil clientes no Brasil, na Colômbia e no México. Confira na entrevista:
Quando idealizou a Sapore, imaginou que pudesse ter uma empresa com o porte que tem hoje?
Tudo nasceu de uma oportunidade somada a uma necessidade de realizar algo empreendedor. Conhecia o ambiente e conquistei o mercado. É gratificante lembrar que comecei com um restaurante que servia 300 refeições e hoje forneço quase um milhão de pratos diferentes por dia.
Qual foi o resultado da empresa em 2010?
Em 2010, o faturamento da empresa ficou acima dos R$ 900 milhões e investimos em capacitação e novos negócios para o usuário corporativo.
O grupo criou pacotes de benefícios. Qual é a vantagem para os clientes Sapore?
Atualmente, temos a quarta companhia de cartões. Trouxemos para São Paulo o Sapore Benefícios. Um cartão prático e seguro que dá mobilidade ao cliente para consumir fora de nossas estações de alimentação.
Como está a Sapore após a internacionalização?
Começamos o processo em 2007, adquirindo a mexicana Coral Alimentação. Hoje, servimos mais de 55 mil refeições no México e na Colômbia. O trabalho é um sucesso. Aumentamos a carteira de clientes e estamos prontos para atender outros países.
Aprovado
Acesso – A Anatel aprovou a entrada das teles no serviço de tevê a cabo e o telefone fixo a R$ 14 para a população. Para o mercado de banda larga serão 4,4 milhões de clientes. E a receita adicional de R$ 4,8 bilhões para o setor.
Reprovado
Desrespeito - Em 25 plataformas marítimas da Petrobras em Sergipe, trabalhadores vivem mal. Alojamentos lotados, sem higiene nem segurança. Todos aguardam uma atitude da companhia. Lamentável.
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo” Winston Churchill
Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno Pereira