Um italiano curiosamente de poucas palavras, o empresário Pasquale Natuzzi, de Taranto, na região de Puglia, só solta o verbo quando se dispõe a definir os móveis fabricados pela empresa que leva seu nome de família, a Natuzzi. 

?Aquele que vive em harmonia já está desfrutando do luxo. Por isso projetamos nossos produtos pensando exclusivamente no conforto e no bem-estar de nossos clientes. Nós os compreendemos?, afirma  Natuzzi. 

 

01.jpg

Filho de peixe: Pasquale Natuzzi herdou do pai a expertise de fazer móveis. Hoje ele é dono da única

empresa italiana do setor listada em Wall Street 

 

Na casa dos 70 anos, vaidoso a ponto de não confirmar sua idade exata, ele herdou do pai marceneiro o amor pela arte de criar móveis. Com 19 anos, colocou em prática o que aprendeu em casa e, hoje, após cinco décadas, acumula as funções de CEO e presidente de um grupo que fatura 700 milhões de euros por ano e se tornou um dos símbolos do bom gosto e da sofisticação do setor de móveis de luxo. 

 

Líder mundial no segmento de sofás de couro,  sua especialidade, a Natuzzi é também a única moveleira italiana cotada na Bolsa de Nova York. ?Estamos em Wall Street desde 1993?, diz o empresário.

 

O design, presente em sofás, poltronas, cadeiras, pufes e estantes, entre outros móveis residenciais assinados por Natuzzi, virou referência de produto bem acabado em toda a Europa e nos EUA. 

 

Essas credenciais conquistaram admiradores e clientes entre nomes estrelados da música pop e de Hollywood. ?Vendemos muito sofás para Madonna e para o George Clooney, que tem residência no Lago di Como, na Lombardia, entre outros astros?, disse o empresário italiano, com exclusividade para a DINHEIRO. 

 

02.jpg

Clientes estrelados: Madonna e George Clooney – que tem uma casa no Lago di Como, na Lombardia,

na Itália – compraram sofás da linha Premium, a mais cara da grife 

  

Natuzzi diz aplicar o ?italian way of life? nas três linhas de móveis que saem de suas 11 fábricas espalhadas pela Itália e também pela China, Romênia e Brasil, onde está instalado há dez anos, com uma unidade em Salvador (BA), com cerca de dois mil funcionários. 

 

Esse modelo de comportamento se traduz nas linhas clean e nas cores sóbrias das tintas aplicadas em suas coleções. São quatro linhas principais, de acordo com ele: a Natuzzi, cujas peças são voltadas para o público AA, a Editions, para clientes da classe média alta, e a linha Italsofa, destinada ao público jovem, que está saindo de casa pela primeira vez. 

 

A quarta linha é a ?Privaty Label?, destinada à produção de móveis para clientes corporativos. É dessa divisão que saem móveis encomendados pela popular rede de móveis sueca IKEA, por exemplo. 

 

Natuzzi faz questão de comandar pessoalmente o processo de criação dos móveis desenvolvidos no Centro de Estilo da fábrica, em Santeramo in Colle, na província de Bari. 

 

04.jpg

 

É lá que ele chefia uma equipe de 120 profissionais, que se debruçam nas pranchetas de projetos para elaborar os modernos móveis da grife, como o sofá Surrond, que traz caixa de som e plug para conexão de iPod. 

 

Além do grupo de designers, estilistas, arquitetos, engenheiros, coloristas e decoradores próprios, a Natuzzi faz parcerias com artistas de primeira linha de diferentes partes do mundo. ?Temos acordo com designers renomados  como  o egípcio Karim Rashid e os italianos Paola Navone e Mario Bellini.? 

 

O grupo tem intenção de também trabalhar com profissionais brasileiros. Perguntado quando virão essas parcerias, Natuzzi se esquiva. ?A partir do momento em que estivermos mais estabelecidos no País, com mais lojas, começaremos a procurar nomes locais para assinar novas linhas?, diz. 

 

03.jpg

 

 

Consolidado na Europa, Natuzzi  está  de olho é nos mercados bem distantes da velha bota. Até porque 90% da produção total da sua empresa é exportada para 123 países. O Brasil ainda representa pouco neste montante; por isso mesmo,  apresenta um grande potencial, na visão de Natuzzi. 

 

?Nosso objetivo é cobrir todo o território brasileiro com as marcas Editions, Italsofa e Privaty Label e, em aproximadamente um ano, entrar com lojas da Natuzzi?, diz. 

 

Atualmente, a linha premium só é vendida no País por encomenda, na única loja da Natuzzi, no Shopping D&D, em São Paulo.  ?Muitos de nossos clientes descobrem os móveis  quando viajam a Milão?, diz. ?Ao voltarem ao Brasil, fazem o pedido por meio do catálogo.?

 

> Siga a DINHEIRO no Twitter