Grande parte do horário eleitoral gratuito e dos debates foi desperdiçada com ataques pessoais e direitos de resposta. Não aprofundaram suas propostas para governar o País. E, quando o fizeram, venderam promessas eleitoreiras que subestimaram a inteligência do eleitor. Importantes assuntos como as reformas política e tributária foram alijados dos discursos. Dilma Rousseff e José Serra deixaram os brasileiros no vácuo.

 

 

1 – Peso de ouro

Meu caviar

 

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O empresário Roberto Kasinsky mudou-se para a Flórida, nos Estados Unidos, e montou uma fazenda de criação de esturjões russos. Em pouco tempo, tornou-se o maior produtor de caviar de esturjões do País. Vende o quilo a US$ 2,2 mil. Produzindo quatro toneladas por ano e entusiasmado com os resultados, Kasinsky ampliará a produção para dez toneladas por ano. Vende tudo o que produz nos Estados Unidos. Aliás, o mercado americano consome 200 toneladas de caviar por ano. Crise? Que crise?

 

 

2 – Crescimento

Tudo azul

 

Na última reunião do conselho da Azul Linhas Aéreas, seu fundador, David Neeleman, comemorou. Sua empresa já é a terceira do mercado brasileiro e a que mais cresce. Em 2011, vai incorporar 20 novos aviões à sua frota e alcançar 11 milhões de passageiros voados. Para completar a festa, lançará em novembro do ano que vem o seu IPO.

 

 

3 – Endereço

Vida nova

 

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O projeto da nova sede e dos novos estúdios da Band, em São Paulo, ficou pronto. Johnny Saad, presidente da emissora, deu sinal verde para começar a obra em fevereiro de 2011. O endereço é exatamente em frente de onde está hoje a Band, no bairro paulistano do Morumbi.

 

 

4 – Moda

Expansão

 

A holding Restoque (criada após a compra da marca Le Lis Blanc pelo fundo Artesia) pretende investir R$ 61 milhões na expansão de 46 novas lojas próprias até 2012. Depois de fazer aquisições, o Grupo vai expandir a marca Bo.Bo para fora do eixo RJ-SP, em Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

 

5 – Novos rumos

Nestlé Care

 

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A Nestlé investirá quase R$ 1 bilhão no desenvolvimento de produtos probióticos em parceria com a empresa Science Nutrition. A Nestlé vai entrar acelerada no mercado dos “alimentos-remédio” do qual a concorrente francesa Danone é líder. Os produtos serão vendidos no Brasil a partir de 2012.

 

 

6 – Mais Nestlé

Confiança

 

Ivan Zurita receberá da ma-triz da Nestlé R$ 500 mi-lhões para investimentos no Brasil, em 2011. Sem contar outros R$ 500 milhões que a Nestlé poderá investir por aqui em aquisições. Zurita já sabe que terá um ano novo carregado de trabalho.

 

 

7 – Publicidade

Cocktail

 

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O mercado de vodcas premium cresceu 36% no último ano. Líder isolada com 76% de mercado, a Absolut quer mais. Para aumentar seu market share no Brasil, a vodca sue-ca, pela primeira vez, vai colocar no ar um comercial exclusivo para o Brasil, produzido pela Lew Lara. É o primeiro mercado que tem um comercial que não seja da comunicação mundial. 

 

 

8 – Autos

Único

 

Marcos de Oliveira, presidente da Ford do Brasil, saiu na frente. Apesar do auê das montadoras que apresentarão modelos elétricos e híbridos no Salão do Automóvel de São Paulo, a única a mostrar um produto que estará disponível nas concessionárias neste final de anoserá a Ford, que lança o Fusion Híbrido, por R$ 134 mil.

 

 

9 – Cosméticos

Made in Brazil

 

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L’Occitane bateu o martelo. Até 2013, produzirá parte de seus cosméticos no Brasil. Hoje, 100% do portfólio é importado. Vai ser a primeira fábrica da L’Occitane fora da França. 

 

 

10 – Negócios

Emergentes

 

Os mercados emergentes representam 32% da atividade global de fusões e aquisições em 2010. No volume de negócios, o Brasil é destaque: movimentou US$ 89 bilhões, 68% a mais que em 2009, atrás apenas da China. Os escritórios de advocacia brasileiros têm aproveitado a onda e abocanhado bons negócios. O Souza Cescon, por exemplo, é responsável por 30% das operações no Brasil, como Shell/Cosan; Bunge/Vale; Portugal Telecom/Telemar Participações – Oi.

 

 

11 – Destino

Las Ventanas Al Paraíso, Los Cabos – México 

 

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Um dos hotéis mais aclamados do mundo, Las Ventanas Al Paraíso, em Los Cabos, México, merece a fama que possui. Contrastando com a paisagem desértica e a beleza do mar, o hotel tem uma arquitetura com elegantes linhas retas e um charme inigualável. Sua cozinha é surpreendente na qualidade e na diversidade. A piscina já foi classificada pela revista Traveller como a mais charmosa do planeta. Os quartos são elegantíssimos, amplos e todos de frente para o mar. O diretor-geral, Lionel Álvarez, não deixa nenhum detalhe sem atenção e Joaquim da Costa, gerente de food and beverage, é impecável. Diárias a partir de US$ 650. O hotel integra a The Leading Hotels of the World. www.rosewoodhotels.com 

 

 

12 – Construção civil

Expansão

 

Com o setor de material de construção recuperado e em alta, a Dicico fechará 2010 com 51 unidades no Estado de São Paulo e faturamento estimado de R$ 900 milhões, 27% a mais que em 2009. Para 2011, deve chegar a 63 lojas em operação. O momento aquecido do setor deve-se à manutenção do IPI reduzido e de programas, como o crédito facilitado. 

 

 

13 – Objeto de desejo

Shiny Apple

 

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A empresa Stuart Hughes acaba de lançar uma edição de luxo do iPhone 4. O aparelho mais caro do mundo é feito à mão com ouro rosa e cravejado com mais de 500 diamantes, que somam 100 quilates.  O celular é vendido em uma caixa de granito rosado e custa o absurdo preço de US$ 7,8 milhões. Para os mais tradicionais – e não tão endinheirados assim – há a versão revestida de ouro amarelo de 24 quilates,que vem em uma embalagem de couro de avestruz especial e sai por US$ 34 mil. Os valores são tão exorbitantes para se ter um celular que até um bilionário teria vergonha de gastar tanto dinheiro por um objeto de desejo.

 

 

14 – Entrevista

 

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Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil

 

A montadora chinesa JAC Motors acaba de desembarcar no Brasil e apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo os modelos que serão comercializados no início de 2011. Veja na entrevista com Sérgio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.

 

Líderes – Há espaço para mais um player no mercado brasileiro? 

 

Sérgio Habib – Claro. O Brasil é um mercado que está em expansão. Em 2010, teremos mais de 9% de crescimento em relação ao ano passado. Produzimos quase 3,5 milhões de automóveis e o setor continua crescendo. Tem espaço para todo mundo.

 

 

Líderes – Entre tantas montadoras chinesas, por que importar os modelos da JAC Motors?

 

SH – Os carros da JAC são projetados na Itália. São mais de 60 desenhistas trabalhando em Turim. Temos italianos, alemães, ingleses, franceses, espanhóis, brasileiros, mexicanos e apenas um chinês. Os modelos da JAC têm sistema de freio, mangueiras e conexões alemães; injeção e painel americanos e caixa de câmbio italiana. Todo o projeto de suspensão é japonês. Ou seja, os automóveis são montados na China, mas não são chineses.  São como nossos carros brasileiros. 

 

 

Líderes – Você teve que adaptar os modelos de acordo com o perfil dos brasileiros?

 

SH – Sim. O consumidor brasileiro gosta de silêncio, rodas com grandes aros, interior escuro. Tivemos que aumentar a quantidade de mate-rial fonoabsorvente, reduzir ruídos internos, cla-rear estofados e painéis e encurtar a relação de câmbio, por exemplo. Tomamos muito cuidado para escolher os produtos certos e adaptá-los ao gosto dos nossos clientes. 

 

 

Aprovado

 

NA LINHA - O mercado de telefonia móvel não para de crescer. No último mês, o País atingiu a marca de 191 milhões de aparelhos habilitados. Cerca de 98,98% da população brasileira tem celular. Só em setembro foram habilitados mais de dois milhões

de números.

 

 

Reprovado

 

QUEDA – A economia brasileira deve ter crescimento zero neste terceiro trimestre. O cenário mostra sinais de estagnação: o PIB recuou 0,2% em setembro.

 

 

“O segredo de um negócio é saber o que mais ninguém sabe” Aristóteles Onassis

 

 

Com Mariana Garbin e Daniela Filomeno Pereira