BARCELONA (Reuters) – A Nokia anunciou neste domingo planos para mudar sua identidade de marca pela primeira vez em quase 60 anos, com o lançamento de um novo logotipo, enquanto a fabricante de equipamentos de telecomunicações se prepara para crescer de maneira agressiva.

O novo logotipo é composto por cinco formas diferentes que compõem a palavra NOKIA. A emblemática cor azul do antigo logotipo foi substituída por uma gama de cores dependendo do uso.

“Antes estávamos associados a smartphones, mas agora somos uma empresa de tecnologia corporativa”, disse o presidente-executivo Pekka Lundmark à Reuters às vésperas de uma apresentação da empresa antes do Mobile World Congress (MWC), que será realizado em Barcelona a partir da próxima segunda-feira e que vai até o dia 2 de março.

+ Apple corta terceirizados para evitar demissão em massa

+ Samsung S23 permite clonar a voz do dono

Depois de assumir a gestão da empresa finlandesa em 2020, a Lundmark estabeleceu uma estratégia em três fases: redefinir, acelerar e escalar. Com a etapa de reinicialização concluída, Lundmark disse que a segunda está apenas começando.

Embora a Nokia continue com o objetivo de expandir sua vertente de provedores de serviços, no qual vende equipamentos para empresas de telecomunicações, seu foco principal agora é vender equipamentos para outras empresas.

“No ano passado registramos crescimento excelente de 21% no setor empresarial, que representa atualmente 8% das nossas vendas, ou seja, cerca de 2 milhões de euros (ou 2,1 milhões de dólares)”, disse Lundmark. “Queremos chegar aos dois dígitos o mais rápido possível.”

(Reportagem de Supantha Mukherjee em Barcelona)